Início > Plantas > Pinheiro Wollemi

Pinheiro Wollemi   /   Wollemia nobilis Jones

Retroceder   Volte à lista   Avançar

Comprar: Pinheiro Wollemi

 

Imagens sobre:  Pinheiro Wollemi

 

Saber tudo sobre: Pinheiro Wollemi

Pinheiro Wollemi ou Wollemi Pine - Wollemia nobilis Jones (latim)

Origens geográficas: Descoberto em 1994 por David Noble, couteiro num vale secreto, a cerca de 200 km a oeste de Sydney (Austrália), no coração do Parque Nacional Wollemi. Este parque faz parte da grande região das Montanhas Azuis.
Dimensão adulta: De 35 a 40 metros de altura.
Folhagem: Persistente, verde claro.
- Na parte baixa da árvore: folhas longas, estreitas, flexíveis e recurvadas, dispostas em duas fileiras.
- Em cima: mais curtas, planas, rígidas, erguidas e dispostas em 4 fileiras. Esta folhagem faz lembrar a do feto ou da palmeira e o tronco, na maturidade, fica com uma forma dilatada.
Tipo de solo: Fresco, rico em húmus. Prefere um solo com um pH ácido, inferior a 6.
Clima: Resiste até uma temperatura de -12°C.
Exposição: Dá-se bem na semi-sombra, nos locais mais sombrios.
Manutenção: Suporta bem a poda, o que permite, trabalhá-lo facilmente quer em altura quer em volume.

Fóssil, que se conheça, mais antigo: cerca de 90 milhões de anos.
Protecção da espécie: Os gastos de licença que se obtêm da venda do pinheiro Wollemi são utilizados para proteger esta planta e de outras espécies vegetais raras e ameaçadas.

Utilização: Extraordinária no terraço ou na casa. Excelente num parque ou num grande jardim em forma de pequeno bosque isolado, resistindo no Inverno com climas favoráveis.


História:
Quando o couteiro australiano, David Noble, empreendeu, em 1994, uma das suas excursões nos territórios isolados do Parque Nacional Wollemi, em Nova-Gales do Sul (New South Wales) descobre, num desfiladeiro, uma espécie de árvore que lhe é desconhecida. As folhas são de cor verde escuro e parecidas com as do feto. A casca lembra-lhe, espontaneamente, chocolate em ebulição. Quando parte, David leva com ele um dos rebentos e decide identificá-lo em Sydney.

De regresso à metrópole australiana, procura ajuda junto dos serviços da flora e dos parques nacionais da Nova-Gales do Sul e junto dos Jardins Botânicos Reais de Sydney. De início, pensam tratar-se de um ramo de feto, e admiram-se por ouvir David evocar uma árvore de 40 metros de altura.

Depois de visitas ao local e de outras pesquisas, conclui-se que se trata de uma espécie totalmente nova, de uma família nova. Primeiro foi-lhe atribuído o nome pinheiro Wollemi por causa do local da sua descoberta, está agora oficialmente baptizado Wollemia nobilis, em conformidade com o nome do autor e do local onde foi encontrado. Está classificado na família das Araucariaceae.

Como só foi conhecido depois das descobertas fósseis, o pinheiro Wollemi é também muitas vezes chamado "fóssil vivo".Segundo estas descobertas fósseis, sabe-se que o Wollemia nobilis apareceu, pelo menos há 90 milhões de anos e desapareceu há 2 milhões de anos, aproximadamente.

Por essa razão, desde a sua descoberta há mais de 10 anos, este pinheiro é objecto de intensas pesquisas. O pinheiro Wollemi terá atingido o seu limite de propagação máxima entre o período Jurássico e o Cretácio, ou seja de -200 a -65 milhões de anos. Supõe-se que estêve presente em todo o território do Gondwana, o antigo continente do hemisfério Sul.

Actualmente, não chega a 100 exemplares o número desta espécie, recenseado na natureza. Além das disposições legais que visam proteger o pinheiro Wollemi, foi posto em execução um programa para salvaguardar esta espécie ameaçada.

A acrescentar à grande discrição sobre os locais e às medidas de protecção legais, este programa prevê começar a cultura, como elemento-chave de salvaguarda espécie.

Um pinheiro Wollemi em cada jardim e em cada parque do mundo inteiro reduziria o risco para a população natural, evitando ao mesmo tempo a visita ilegal ao local da descoberta.

Em 23 de Outubro 2005, num leilão, foram propostos a particulares aficionados de plantas os primeiros exemplares do pinheiro Wollemi.

A sociedade inglesa de leilões Sotheby's organizou a venda de cerca de 300 plantas e obteve um inesperado record de receitas : a quantia total de mais de 1 milhão de dólares australianos ultrapassou largamente as expectativas dos especialistas.

Depois da venda a público, uma parte das receitas da licença é utilizada para conservar o stock natural de pinheiros Wollemi. Uma outra parte dos fundos recolhidos no nosso país é utilizada para a protecção da natureza e das espécies em França.

Ver o catálogo dos Pinheiros
Ver o catálogo das Coníferas

Retroceder   Volte à lista   Avançar

 

As suas opiniões sobre: Pinheiro Wollemi

             >> Dê-nos a sua opinião

Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854