Os princípios da jardinagem com a Lua

Sendo um método seguido por alguns jardineiros, a jardinagem com a Lua tem algumas regras especiais. Quer seja partidário deste método ou não, ele tem a vantagem de nos dar boas linhas de guia.

A jardinagem com a Lua exige uma grande organização e calendários especializados!

A jardinagem com a Lua exige uma grande organização e calendários especializados!

A base do método é a declinação

A declinação da Lua é a sua posição no céu em função do horizonte. Durante cerca de dez dias, a Lua sobe no céu e depois desce, alternando declinações crescentes e decrescentes (também se pode dizer "minguante" da Lua).
Quando a Lua sobe ao ponto mais alto no céu a técnica da jardinagem com a Lua, aconselha que se efectuem as tarefas que requerem que a seiva suba nos ramos e nos gomos dos ramos, ou seja, nas partes aéreas. Por outro lado, com a Lua descendente deverá fazer as tarefas em que o necessário é levar a seiva em direcção do solo: sementeiras e plantações. De preferência, a horta deveria funcionar com este ciclo de base. Deste modo as sementeiras se fariam com a Lua descendente como diz o ditado: "Semear no minguante". De outra forma, as operações de poda e de manutenção das partes aéreas deverão ser efectuadas em Lua crescente. Não confundir a declinação da Lua com as suas fases, que não são utilizadas na jardinagem com a Lua .

Por fim, é aconselhado não fazer absolutamente nada durante as horas que precedem ou que seguem o nó lunar. Trata-se dos momentos em que a trajectória da Lua corta a trajectória do Sol, no céu. Esta conjuntura é considerada desfavorável para a jardinagem.

Segundo este método deve semear ou planta rem Lua descendente

Segundo este método deve semear ou planta rem Lua descendente.

Segundo este método deve semear ou planta rem Lua descendente

Segundo este método deve semear ou planta rem Lua descendente.

Com as constelações

Alguns jardineiros complicam este método ao ter em conta o movimento (aparente) da Lua e das constelações do Zodíaco. São classificadas em quatro categorias e permitem repartir o tempo de trabalho na horta pelos vários tipos de legumes. É uma boa referência para não esquecer nenhuma tarefa importante. Cuidado! A sua distribuição no mês lunar é variável!

Devemos acreditar nisto ?

Há jardineiros que respeitam escrupulosamente este método de jardinagem com a Lua. Não está assente em bases científicas mas dá uma referência que pode ser útil aos jardineiros que necessitem de ajuda para se organizarem. No entanto, os jardineiros profissionais não seguem a Lua para semear os seus legumes e isso não os impede de ter boas culturas. Outros, numerosos, não se importam de terem perdido o momento exacto. É verdade que, por vezes, os momentos ideais sugeridos pelas constelações ou pelos nós lunares são curtos. E de acordo com a sua experiência poderá julgar se deverá ou não seguir literalmente o calendário indicado e se isso lhe convém. É você que deve escolher se é um seguidor inveterado ou moderado da Lua!

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854