Newsletter anterior
21 Janeiro 2022

Descubra a nossa selecção d'árvores atractivas para as abelhas e outros insectos polinizadores do jardim
Top 10 das Árvores melíferas
 
 
1. Acácia do Japão
Árvore majestosa e muito resistente, a Sophora do Japão (Sophora japonica) oferece uma floração estival bela e abundante e muito melífera. As suas flores são grandes panículas branco-marfim ficando mais tarde amarelas. Muito perfumadas irão atrair as abelhas que irão colher o pólen das flores que caem no chão! Terá de ter paciência durante alguns anos para ver florir a árvore ou então privilegie a plantação de árvores já crescidas para ganhar algum tempo!
Acácia do Japão
Acácia do Japão
 
 
Árvore com Mel
2. Árvore com Mel
Especialmente apreciada pelas abelhas, a Árvore com mel (Tetradium daniellii) produz uma bela floração branco-creme, muito perfumada, no final da Primavera. A floração continua até ao fim do Verão nas regiões temperadas.
Não confundir com a árvore de mel que vimos anteriormente (Sophora do Japão). A árvore com mel aprecia o solo bem drenado e poderá suportar a seca desde que esteja bem instalada.
Árvore com Mel
 
 
3. Macieiras
Quer sejam as Macieiras árvores de fruto para a produção de maçãs ou as macieiras ornamentais e polinizadoras como a Macieira perpetu® 'Evereste' ou a Macieira de flores vermelhas 'Courtarou', todas se revestem com florações magníficas, melíferas e nectaríferas. A qualidade e a abundância do pólen da Macieira Everest fazem dela um excelente polinizador para as macieiras de frutos.
Macieiras
Macieiras
 
 
Castanheiro
4. Castanheiro
O Castanheiro (Castanea sativa) é uma árvore de interesses múltiplos.
A produção de castanhas no Outono, a produção de madeira, a utilização em sebes campestres e finalmente a produção de mel, muito característico graças à floração melífera abundante muito procurada pelas abelhas.
Castanheiro
 
 
5. Tília de folhas grandes
A Tília de folhas grandes (Tilia platyphyllos) oferece sombra e perfume de Verão. As abelhas preferem as suas flores amarelo-claro às da tília de folhas pequenas. Também é mais precoce pois aparecem no fim da Primavera. São perfumadas, nectaríferas e melíferas. São usadas também em infusão e em óleo essencial.
Tília de folhas grandes
Tília de folhas grandes
 
 
Saboeiro
6. Saboeiro
Coreutéria (Koelreuteria paniculata) oferece linda floração amarelo-vivo entre Julho e Agosto. As flores estão disposta em grandes panículas podendo medir 45 cm de comprimento. Estas flores dão frutos tipo cápsula com 4,5 – 5 cm, verde-amarelado mudando para verde ou vermelhos e finalmente castanho-amarelado. As folhas da coreutéria persistem até Dezembro. É uma bela árvore de ornamento que deve plantar isolada ou em alinhamento.
Saboeiro
 
 
7. Tília prateada
A Tília de prata (Tilia tomentosa) é uma bonita árvore de alinhamento, muito ornamental graças às suas folhas com tons diferentes. É muito utilizada nos parques grandes e na plantações urbanas. A floração amarelo-pálido acontece entre o fim da Primavera e o início do Verão (Junho/Julho), é perfumada e nectarífera. Os frutos em forma de cápsula verde-pálidos, dão uma linda nota de carácter a esta árvore magnífica.
Tília prateada
Tília prateada
 
 
Cerejeira do Japão
8. Cerejeira do Japão
Floração rosa emblemática e espectacular que aparece na Primavera assim que as temperaturas sobem, a Cerejeira do Japão Kanzan (Prunus serrulata) é indispensável no seu jardim. A sua floração característica anuncia a chegada dos dias agradáveis e o despertar da fauna e da flora ao redor.
Cerejeira do Japão
 
 
9. Bordo comum
O ácer campestre (Acer campestre) tem porte denso e arredondado, suporta a poda ou aparação mesmo mais forte. A folhagem verde-escura fica com coloração outonal amarela. Esta essência é muito utilizada nas sebes vivas e nas sebes corta-vento. São uma fonte de alimentação para os insectos polinizadores que apreciam o seu pólen e néctar a partir do mês de Abril quando ainda não há muitas flores.
Bordo comum
Bordo comum
 
 
Árvore de Judas
10. Árvore de Judas
A Olaia (Cercis siliquastrum) dá flor a partir do mês de Abril. As flores cor púrpura aparecem antes das folhas, são muito abundantes, nectaríferas e poliníferas! Tal como a Cerejeira do Japão, a olaia anuncia o despertar primaveril. Com a sua prestância e tamanho pequeno será muito apreciada nos jardins pequenos!
Árvore de Judas
 
 
 
Conselho da equipa
Plantar essências melíferas é oferecer fontes de alimentação e locais de vida aos insectos polinizadores que serão indispensáveis à sua sobrevivência.
 
 
 
 
Planfor.pt
Plantas de Sebe Árvores de grande porte Árvores de fruto
 
Frutos para pequenos espaços Roseiras Bambus
 
 
Se jà deseja receber a nossa Newsletter, carregue aqui
Ver a nossa newsletter anterior
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854