Poda das sebes

As sebes são bonitas e nítidas apenas se forem regularmente podadas. Se for mal mantida, uma sebe tem tendência a alargar-se, e a desguarnecer-se do interior.

Poda das sebes

Mantenha a sua sebe regularmente

Distingue-se uma sebe adulta de uma sebe em formação. Para uma sebe adulta, tratar-se de podas de manutenção. Para uma sebe em formação, tratar-se de podas de formação destinadas a acompanhar os vegetais até à altura adulta favorecendo o desenvolvimento de ramos laterais e evitando que a base desguarneça-se, e isso desdo primeiro ano.

Para as sebes livres, só a tesoura de podar é autorizada nas formas irregulares. Suprime a madeira morta no interior evitando fazer buracos. Antes de cada golpe de tesoura de poda, avalia bem o que vai suprimir.

Para as sebes regulares, não pode às cegas, utilize um cordel ou um fio de ferro (mais resistente aos golpes de cisalha) sobre estacas fixadas na terra. A linha formada deve ser perfeitamente horizontal (utilize um nível). Corte de seguida fazendo deslizar a cisalha ao longo do fio de ferro.

podas de formação

Pode regularmente os jovens plantios para que ramificam

Poda de formação das sebes regulares :
O ano da plantação e os primeiros anos igualize as faces da sebe. A base deve ser ligeiramente mais larga que a parte mais acima para que todos os ramos possam aproveitar do sol. Para as sebes folhudas, suprime 30 a 40% do crescimento do ano e isso até atingir a altura e a largura final desejada. Corta-se o cimo das coníferas apenas quando atingirem a poda desejada. Entretanto, vamos contentarnos de podar os ramos laterais.

Em alguns anos, a sua sebe vai atingir o tamanho definitivo, basta então efectuar podas de manutenção anuais para que ficarem bonitas.

Períodos de poda das sebes:
LA época da poda das sebes floridas é a mesma que a dos arbustos com flores solitárias, ou seja após a floração.
A época da poda das sebes regulares ou sebes ecrã depende do vegetal que compõe estas sebes.
Para as sebes folhudas, pode na primavera (abril) e fim de setembro.
Para as coníferas, pode em junho para aproveitar da frescura dos crescimentos primaveris. Não pode após setembro porque os cortes cicatrizariam mal.

Cuidado com a velocidade das cisalhas com motor que causa às vezes, sobretudo para o novato, podas desastrosas e difíceis de recuperar. Tome o seu tempo, tem que ser paciente senão utilize uma cisalha de mão que oferece a vantagem de cortar ramo por ramo.

M. Denis RETOURNARD
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854