Início > Plantas > Eucalipto com pequenas folhas

Eucalipto com pequenas folhas   /   Eucalyptus parvifolia

Retroceder   Volte à lista   Avançar

Comprar: Eucalipto com pequenas folhas

 

Imagens sobre:  Eucalipto com pequenas folhas

 

Saber tudo sobre: Eucalipto com pequenas folhas

Eucalipto com pequenas folhas - Eucalyptus parvifolia, parvula (latim)

Origens geográficas: Austrália, Malásia, Tasmânia. Introduzido na Europa em 1828.
Dimensão adulta: Altura até 12 metros, largura até 8 metros.
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Todos.
Clima: Resiste no estado adulto até -18°C (muito mais sensível no estado juvenil).
Exposição: Sol.


Características e utilizações:
A folhagem verde cinzento do eucalipto com pequenas folhas (Eucalyptus parvifolia) é muito odorífera e decorativa. Aliás, é muito utilizada nas composições florais. Seu porte largo, sua casca cinzenta e cor creme e sua folhas alongadas. É utilizado tanto em isolado como em conjunto com outros eucaliptos, sente-se bem nos jardins pequenos devido a sua dimensão inferior à do Eucalyptus de Gunn.

Ver o catálogo dos Eucaliptos

Jean-Michel Groult lhe aconselha

Inúmeras vantagens
Este eucalipto faz parte das poucas árvores com folhagem azul, uma característica que apenas se encontra nas coníferas. O tronco fica esbranquiçado com a idade, o que o torna ainda mais atraente. Resiste praticamente a tudo: seca, sol escaldante, vento marinho e mesmo o fogo na floresta, pois pode voltar a crescer a partir da base depois dos ramos arderem. Quanto à resistência ao frio, será maior de o sujeito estiver bem instalado. Num vaso e sem protecção, suporta temperaturas até -5 °C enquanto um sujeito bem instalado, na terra (mais de 5 anos) poderá suportar temperaturas até -15 °C e mais, sem dificuldade.
Adicionando o crescimento rápido: apenas os bambus gigantes crescem mais rápido que o eucalipto! Este poderá ter rebentos entre 2-3 metros num ano, o que será apreciável para fazer uma sebe ocultante rapidamente.

No jardim
Todos os eucaliptos se cultivam mais ou menos da mesma forma. A plantação faz-se como um arbusto de folhas persistentes, isto é, sem desfazer o torrão das raízes, mas mergulhando o vaso na água durante uma hora antes de o colocar na terra. Regue regularmente a planta jovem durante os primeiros anos, no Verão, para que as raízes se instalem e sejam autónomas no que diz respeito às regas. Esta árvore é capaz de ir buscar a água a dezenas de metros de profundidade; aliás, não se deve colocar próximo das canalizações enterradas.

Se ficar demasiado grande, o eucalipto pode podar-se facilmente. Corte os ramos que estorvam, rente ao chão, para ganhar espaço ou para cortar o ramo principal, encorajando o sujeito a crescer em largura e não em altura. Esta operação é indispensável quando desejamos fazer uma sebe corta vista. Também poderá cortar o sujeito cortando todos os ramos a 5 cm do solo. A folhagem nova, muito azul, voltará a formar-se nas semanas seguintes: os floristas fazem isto exactamente para obter a bela folhagem de eucalipto que juntam nos arranjos de flores! No caso de geadas fortes ou nas regiões de clima frio, poderá tratar-se o eucalipto como um arbusto de folhas decorativas, papel que lhe assenta como uma luva.

No vaso
Preveja um recipiente grande de pelo menos 30 litros. Depois de colocar o eucalipto no seu recipiente, vale a pena colocar-lhe rega automática pois não poderá enviar as suas raízes no chão para procurar a água em profundidade. Pode-o regularmente, pois não envelhece bem quando cultivado em vaso: corte os ramos de dois em dois anos ou de três em três anos. Quanto ao adubo, bastará colocar um pouco de dois em dois meses ou de três em três meses, dependendo do crescimento da planta.

Retroceder   Volte à lista   Avançar

 

As suas opiniões sobre: Eucalipto com pequenas folhas

             >> Dê-nos a sua opinião

Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854