Semear num vaso

Que prazer poder ver essas pequeninas sementes darem vida a pequenas plantinhas! Fazê-las germinar não é difícil, mas cuidar de plantas jovens exige alguns cuidados. Sigam as instruções !

Bom material

Para conseguir boas sementeiras, arranje bom equipamento.
Primeiro os vasos: em plástico e bastante grandes, com pelo menos 10 cm de diâmetro e o mesmo de altura.
A terra: a que se encontra no comércio convém perfeitamente, pois nela não encontramos nenhuma semente de ervas daninhas.

Semear na terra do jardim geralmente não dá bons resultados. Há terra especial para sementeiras mas pode usar um tipo de terra base. Se, por acaso, esta colar um pouco aos dedos, pode-se misturar metade-metade com areia. É também necessário um recipiente para a sementeira: por exemplo, uma mini-estufa ou um pequeno chassis. E as sementes mais novas possível. Os velhos restos de pacotes de sementes que vão ficando nas gavetas raramente dão bons resultados...

Comece por encher os vasos com terra ou com a mistura de terra para semear e calque a terra para que fique plana (pode fazê-lo com a mão ou com um pequeno objecto plano). O substrato deve estar a 2 cm da beira do vaso.
Espalhe as sementes pela superfície, espaçando-as de 5 mm. Tape-as com uma fina camada de terra de 5mm de espessura no máximo. Calque ligeiramente de novo para que as sementes se agarrem ao substrato.
Se a semente for muito fina, não as tape: elas germinarão sem estarem tapadas. Não esqueça de anotar o nome das variedades semeadas, numa etiqueta a colocar no vaso.

Coloque os vasos de sementeiras num prato com 5 cm de altura e encha-o de água. Deixe o conteúdo dos vasos se embeber de água a pouco e pouco, durante algumas horas.

Semear num vaso

Espalhe as sementes pela superfície, espaçando-as de 5 mm.

Semear num vaso

Calque a terra para que fique plana (pode fazê-lo com a mão ou com um pequeno objecto plano).

Semear num vaso

Deixe o conteúdo dos vasos se embeber de água a pouco e pouco, durante algumas horas.

Guarde-as ao abrigo

Coloque os vasos com as sementes num local protegido das intempéries, numa mini-estufa, por exemplo. A temperatura deve ser adaptada à variedade semeada.

A maioria das plantas germina a 20ºC, mas algumas exigem temperaturas mais altas (beringelas, manjericão, datura e muitas plantas exóticas).

Outras preferem temperaturas mais frescas como as primaveras, os goivos e todos os arbustos do exterior. A germinação leva sempre algum tempo: entre uma semana e por vezes alguns meses. Assim, é necessário que durante esse tempo se mantenha o substrato sempre húmido, regando ligeiramente ou mantendo sempre os pratos com água para que o substrato fique húmido.

Verifique regularmente os vasos para ir vendo que espécies estão a germinar. Isto porque, logo que as sementes estejam germinadas, começa a etapa seguinte: o berçário !

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854