Início > Plantas > Lilás da Califórnia

Lilás da Califórnia   /   Ceanothus thyrsiflorus Repens

Retroceder   Volte à lista   Avançar

Comprar: Lilás da Califórnia

Ref Designação € com IVA Comprar Disponibilidade
1244L Lilás da Califórnia - Ceanothus thyrsiflorus Repens
Planta em vaso de 2 litros - Altura da planta: 15/20 cm
12.50 Disponível
1244M Lilás da Califórnia - Ceanothus thyrsiflorus Repens
Planta em vaso de 2 litros - Altura da planta: 15/20 cm.
Preço unitário disponivel desde 10 unidades compradas.
10.95 Disponível
1244J Lilás da Califórnia - Ceanothus thyrsiflorus Repens
Jovem planta em torrão – Altura da planta: 5/10 cm.
4.00 No disponible
1244K Lilás da Califórnia - Ceanothus thyrsiflorus Repens
Jovem planta em torrão – Altura da planta: 5/10 cm.
Preço unitário disponivel desde 10 unidades compradas.
2.95 No disponible
1244A ADUBO - Pastilha de adubo de libertação lenta, colocada no fundo do buraco de plantação. Libertação lenta durante 7 a 8 meses. 1 pastilha por buraco. 0.40 Disponível

 

Imagens sobre:  Lilás da Califórnia

 

Saber tudo sobre: Lilás da Califórnia

Lilás da Califórnia - Ceanothus thyrsiflorus repens (latim)

Origens geográficas: Califórnia. Introduzido em 1837.
Dimensões adultas: Altura até 0 metro 80, largura até 1 metro.
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Evitar os demasiado compactos ou com demasiado calcário. Uma contribuição suplementar de húmus será bem-vinda.
Clima: Resiste até -12°C. Atlântico, abrigar dos ventos frios.
Exposição: Sol.
Densidade de plantação: 4 / m².


Características e utilizações:
Belíssima e abundante floração azul em Maio/Junho. As flores deste lilás de california têm um aroma a mel muito agradável. Este arbusto atapetado é um excelente e resistente cobre-solos, com uma folhagem brilhante verde escura.

Ver também:
Ceanothus de Burckwood (Ceanothus burckwoodii), floração estival azul vivo.

Jean-Michel Groult lhe aconselha

Este arbusto, com flores azuis intenso e com folhas brilhantes faz-nos sonhar com a beira do mar e com horizontes longínquos. É um arbusto fácil de cultivar tendo apenas algumas exigências.

Onde pode plantar o ceanothus ?
Os ceanothus são originários da Califórnia: desta forma, sofrerão um pouco num clima frio. As variedades com folhas sempre verdes são mais frágeis e gelam a cerca de -6/-8ºC, enquanto que, as variedades de folha caduca conseguem resistir até -15ºC desde que as raízes estejam em terreno bem seco. Os ceanothus mais decorativos são, no entanto, os que guardam as folhas verdes durante todo o ano. Mas seja qual for o seu tipo, todos os ceanothus necessitam de calor e de sol. Plante-os ao abrigo, perto de um muro bem exposto. No entanto, não é nas regiões do sul de França que ficam mais bonitos mas sim no Oeste pois gostam da atmosfera seca do Verão. Além disto toleram bem o vento e a maresia da costa.

Os ceanothus gostam de solo neutro e ácido, simples e bem drenado. Como saber se o solo é bem drenado? Depois da chuva, as poças de água deve desaparecer imediatamente. Se isto não acontecer, melhore a drenagem ou plante o seu ceanothus numa pequena elevação. Se a terra for muito húmida, os ceanothus podem ser vítimas de podridão, causada por um fungo patogénico das raízes e que o fará definhar. Cuidado com a rega automática: os ceanothus detestam isso por causa desse fungo!

Colocado num vaso, o ceanothus cresce bem talvez mesmo melhor que na terra. Apenas necessita de ter cuidado em regá-lo regularmente mas sem deixar a terra encharcada. Nem sempre é fácil de encontrar o equilíbrio e muitas vezes os ceanothus plantados em vaso têm problemas de falta de rega.

Cuidados
Uma pequena poda (um quarto dos ramos) logo depois da primeira floração ajuda a favorecer outra pequena floração até que as geadas comecem além de favorecer e manter a forma compacta do arbusto. Não espere muito depois da floração pois a planta necessita de tempo para voltar a vegetar. É preferível podar regularmente mas ao de leve que de 3-4 anos e ter que podar muito. Nesse caso não conseguem voltar a vegetar muito bem quando os ramos já são velhos.

Quando o Inverno já estiver perto poderá podar bastante as espécies caducas e cobrir-lhes o pé. Para os ceanothus de folha persistente deverá colocar várias camadas de tela de protecção para o Inverno.

O ceanothus não precisa de adubo. Ao contrário de muitos arbustos do jardim ele não precisa de cobertura de solo nem de composto. Resumindo, quando o seu ceanothus se sente bem no local onde o colocou não necessitará de fazer mais nada! Esta planta pode viver entre 15 a 20 anos e ter uma forma harmoniosa mesmo se a sua base tiver poucas folhas. Será sempre um arbusto que causará algum efeito no jardim.

Retroceder   Volte à lista   Avançar

 

 

 

As suas opiniões sobre: Lilás da Califórnia

             >> Dê-nos a sua opinião

Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854