Início > Plantas > Figueira 'Goutte d'or'

Figueira 'Goutte d'or'   /   Ficus carica Goutte d'or

Retroceder   Volte à lista   Avançar

Comprar: Figueira 'Goutte d'or'

Ref Designação € com IVA Comprar Disponibilidade
0160Q Figueira 'Goutte d'or'
Planta em vaso de 7,5 litros - Altura da planta: 125/150 cm.
Entrega por transportadora.
49.50 Disponível
0160R Figueira 'Goutte d'or'
Planta em vaso de 2 litros - Altura da planta: 20/30 cm.
17.50 Disponível
0160T Figueira 'Goutte d'or'
Planta em vaso de 2 litros - Altura da planta: 20/30 cm.
Preço unitário disponivel desde 4 unidades compradas.
15.95 Disponível
0160J Figueira 'Goutte d'or'
Jovem planta em torrão – Altura da planta: 5/10 cm.
5.95 Disponível
0160M Figueira 'Goutte d'or'
Jovem planta em torrão – Altura da planta: 5/10 cm.
Preço unitário disponivel desde 10 unidades compradas.
4.50 Disponível
0160A ADUBO - Pastilha de adubo de libertação lenta, colocada no fundo do buraco de plantação. Libertação lenta durante 7 a 8 meses. 1 pastilha por buraco. 0.40 Disponível

 

Imagens sobre:  Figueira 'Goutte d'or'

 

Saber tudo sobre: Figueira 'Goutte d'or'

Figueira 'Goutte d'or' - Ficus carica 'Goutte d'or' (latim)

Origens geográficas: Pérsia e Ásia Menor.
Dimensões em adulto: Pode atingir 3 metros de altura e 3 metros de largura.
Folhagem: Caduca.
Tipo de solo: Todos, bem drenados, de preferência.
Clima: Resiste até aos -15°C.
Exposição: Sol directo, mas ao abrigo do vento.


Características e utilizações:
A figueira ‘Goutte d’or’ é uma árvore magnífica que se dá bem em todos os jardins, mesmo nos mais pequenos. O seu fraco desenvolvimento permite mesmo que seja plantada num vaso grande.
Esta figueira bastante produtiva oferece-nos belos figos dourados, que se consomem bem maduros (quando uma pequena pérola de suco aparece no olho do figo). Estes figos são também muito bons em doce.
Os primeiros figos aparecem entre Junho e Julho e a segunda colheita acontece em Agosto (os frutos são mais pequenos e mais doces).
Atenção: A seiva da figueira é tóxica sob o efeito do sol e da transpiração da pele: pode provocar alergias ou reacções cutâneas que podem estar na origem de queimaduras. Tenha o cuidado de se proteger com luvas quando proceder à poda especialmente se estiver sol. Tenha cuidado também para que as suas crianças não brinquem com as folhas!

Jean-Michel Groult lhe aconselha

Friorenta de natureza
A figueira, depois de bem instalada, resiste a geadas que podem ir até -12ºC mas não é totalmente resistente. Um frio intenso faz com que volte a crescer do tronco que deve ser abrigado junto de um muro para ter a certeza que a árvore possa voltar a vegetar com o mínimo de estragos possível na Primavera. Assim, abrigada junto de um muro exposto a sul, poderá colher figos em qualquer local de França. A escolha da variedade é importante pois para ter frutos numa região mais fresca deverá escolher uma variedade dita “unífera” (produz apenas uma geração de frutos por ano) sendo precoces. A variedade 'Ronde de Bordeaux' é a melhor neste caso. Se apenas cultivar a figueira pelo seu aspecto decorativo já é diferente. E, nas zonas onde as temperaturas não descem abaixo dos -8ºC e a menos de 500 m de altitude, todas as variedades podem ser cultivadas sem protecção.

Deve podar ?
Não é indispensável podar a figueira para poder colher frutos ao contrário de algumas espécies frutíferas clássicas (maçãs, pêras…). Mas também não é proibido podá-la, no caso de começar a ficar muito grande ou para que adopte um formato que mais aprecie. Aqui poderá encontrar os tipos de poda que poderá fazer numa figueira :
- para formar uma árvore: deixe crescer o tronco principal e corte rente todos os rebentos que se formam rente ao solo.
- para formar um arbusto: deixe entre 3 e 5 rebentos na base (escolha um elemento jovem e não uma árvore jovem que já tenha um tronco principal). Corte os outros rebentos.
- para limitar a altura: corte os ramos 50 cm acima da altura máxima desejada, sempre junto de um encaixe de um ramo (nunca a meio de um ramo não ramificado).
- para limitar a largura: encurte os ramos de lado, cortando-os também junto do encaixe do ramo que quer conservar.

Figueiras criativas
A figueira é uma árvore que se adapta voluntariamente à forma que possa querer dar-lhe. Poderá, se quiser, armar os ramos ao longo de um muro como se fosse uma roseira trepadeira. Assim, poderá aproveitar o calor do muro e não será prejudicada pelos ventos frios. A figueira também pode ser formada em chapéu-de-sol, como a amoreira. Necessita de uma figueira com um tronco específico muito alto. Estenda 4 ramos em cruz, na horizontal, amparados por arames grossos que esticará entre vários postes. De seguida pode os ramos de maneira a que possa apenas guardar os que formam o chapéu-de-sol.

Doce de Figos

Doce de Figos

Doce de Figos: Este doce tem uma textura untuosa semeada de grãos estalantes que vai encantar o palato os mais finos...

Veja as nossas promoções Veja as nossas promoções

Retroceder   Volte à lista   Avançar

 

As suas opiniões sobre: Figueira 'Goutte d'or'

             >> Dê-nos a sua opinião

Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854