Períodos de Plantação

Períodos de plantação das árvores e arbustos

Costuma-se dizer que no dia 25 de novembro no dia da santa Catarina, tudo pega raiz!

Com efeito, mais um vegetal é plantado cedo na estação, mais as raizes vão ter o tempo de desenvolver-se e melhor será o seu crescimento no primeiro ano.

Se esqueceu-se desse encontro, pense que os seus vegetais vão ganhar em crescimento a ser plantados hoje em vez de amanhã. O melhor período permanecerá portanto quando estiver pronto para plantar, quando tiver o tempo e o desejo de fazê-lo nas regras da arte. Neste caso, o primeiro ano, não hesite a trazer-lhes água se necessário. (Ver capítulo a Arte do bem regar).

Geralmente, é melhor escolher de plantar quando as condições climáticas são boas.
Na montanha, vamos plantar ou muito cedo em setembro outubro, ou na primavera depois que a neve derreteu.

Quando escolhe plantas pouco resistentes em relação ao clima da sua região, é melhor plantar na primavera para evitar-lhes os grandes frios. Isto é ainda mais verdade para os vegetais com a folhagem persistente e quando as plantas são jovens.

plantas em torrão

As plantas em torrão ou em contentor

Ao contrário das plantas com raizes nuas, estas plantas não sofrem de muito stress na plantação. Podem portanto ser plantados uma grande parte do ano.

É no entanto melhor evitar de plantar quando o trabalho do solo torna-se impossível : no inverno quando o solo não descongela do dia, e em período de seca estival quando o solo é demasiado duro.

plantas de trufa

As plantas trufeiras

Trata-se de plantas em torrões, o período de plantação é sensivelmente a mesma que aquela descrita acima. É no entanto melhor evitar de plantar de junho a agosto para evitar qualquer stress hídrico aos mycorhizes. Um sistema de irrigação por gota a gota permitiria estender este período.

plantas com raizes nuas

As plantas com raizes nuas (sem terra, sem torrão)

As plantas com raizes nuas sofrem de um stress importante na plantação. Planta-se portanto quando estão em descanso vegetativo, o outono é o período de plantação ideal.

Para os vegetais com a folhagem caduca, este período começa quando as suas folhas caíram completamente e para antes que os rebentos reiniciaram. Para as plantas com a folhagem persistente, o período de plantação será restringido visto que não têm realmente descanso vegetativo.

plantação dos bulbos

Períodos de plantação dos bulbos

Existe principalmente dois períodos de plantação para os bulbos.

Os bulbos de floração primaveril (crocus, túlipa, jacinto…) vão ser plantados no outono, de setembro ao inicio de dezembro. Terão assim todo o inverno para instalar-se e reiniciar à chegada dos primeiros raios de sol.

Os bulbos de floração estival (canna, dália, lírio…) vão ser plantados de preferência na primavera. Com efeito, plantados no outono, poderiam ser maltratados pelas geadas do inverno, e comprometeria sua floração futura.

 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854