Início > Plantas > Figueira 'Violette de Solliès'

Figueira 'Violette de Solliès'   /   Ficus carica Violette de Sollies

Retroceder   Volte à lista   Avançar

Comprar: Figueira 'Violette de Solliès'

 

Imagens sobre:  Figueira 'Violette de Solliès'

 

Saber tudo sobre: Figueira 'Violette de Solliès'

Figueira 'Violette de Solliès' - Ficus carica 'Violette de Solliès' (latim)

Origens geográficas: Persa e Ásia menor.
Dimensões adultas: Altura até 8 metros, largura até 6 metros.
Folhagem: Caduca.
Tipo de solo: Todos, de preferência bem drenados.
Clima: Rústico até -15°C.
Exposição: Sol, ao abrigo dos ventos.


Características e utilizações:
A figueira é muito bonita árvore que se pode plantar nos pequenos como nos grandes jardins. Os figos que produz são muito açucarados. Pode-se também fazer doces. Procura-se somente os pés fêmeas porque são as flores não fecundadas que formam o que se chama o figo. Os figos violette de Solliès são frutos muito gordos quase pretos, com a carne vermelha bem perfumada. Estes figos fazem parte dos mais saborosos. Chegam a maturidade fim de agosto a novembro se a estação que vem for quente. Esta figueira tem um crescimento vigoroso.

Jean-Michel Groult lhe aconselha

Friorenta de natureza
A figueira, depois de bem instalada, resiste a geadas que podem ir até -12ºC mas não é totalmente resistente. Um frio intenso faz com que volte a crescer do tronco que deve ser abrigado junto de um muro para ter a certeza que a árvore possa voltar a vegetar com o mínimo de estragos possível na Primavera. Assim, abrigada junto de um muro exposto a sul, poderá colher figos em qualquer local de França. A escolha da variedade é importante pois para ter frutos numa região mais fresca deverá escolher uma variedade dita “unífera” (produz apenas uma geração de frutos por ano) sendo precoces. A variedade 'Ronde de Bordeaux' é a melhor neste caso. Se apenas cultivar a figueira pelo seu aspecto decorativo já é diferente. E, nas zonas onde as temperaturas não descem abaixo dos -8ºC e a menos de 500 m de altitude, todas as variedades podem ser cultivadas sem protecção.

Deve podar ?
Não é indispensável podar a figueira para poder colher frutos ao contrário de algumas espécies frutíferas clássicas (maçãs, pêras…). Mas também não é proibido podá-la, no caso de começar a ficar muito grande ou para que adopte um formato que mais aprecie. Aqui poderá encontrar os tipos de poda que poderá fazer numa figueira :
- para formar uma árvore: deixe crescer o tronco principal e corte rente todos os rebentos que se formam rente ao solo.
- para formar um arbusto: deixe entre 3 e 5 rebentos na base (escolha um elemento jovem e não uma árvore jovem que já tenha um tronco principal). Corte os outros rebentos.
- para limitar a altura: corte os ramos 50 cm acima da altura máxima desejada, sempre junto de um encaixe de um ramo (nunca a meio de um ramo não ramificado).
- para limitar a largura: encurte os ramos de lado, cortando-os também junto do encaixe do ramo que quer conservar.

Figueiras criativas
A figueira é uma árvore que se adapta voluntariamente à forma que possa querer dar-lhe. Poderá, se quiser, armar os ramos ao longo de um muro como se fosse uma roseira trepadeira. Assim, poderá aproveitar o calor do muro e não será prejudicada pelos ventos frios. A figueira também pode ser formada em chapéu-de-sol, como a amoreira. Necessita de uma figueira com um tronco específico muito alto. Estenda 4 ramos em cruz, na horizontal, amparados por arames grossos que esticará entre vários postes. De seguida pode os ramos de maneira a que possa apenas guardar os que formam o chapéu-de-sol.

Doce de Figos

Doce de Figos

Doce de Figos: Este doce tem uma textura untuosa semeada de grãos estalantes que vai encantar o palato os mais finos...

Veja as nossas promoções Veja as nossas promoções

Retroceder   Volte à lista   Avançar

 

As suas opiniões sobre: Figueira 'Violette de Solliès'

             >> Dê-nos a sua opinião

Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854