Pincelar as árvores de fruto

Proteger com produto o tronco das árvores de fruto é uma técnica ancestral que, além de respeitar o ambienta ajuda a lutar contra doenças e animais nocivos. Utilize sem moderação!

Pincelar as árvores de fruto
Os troncos pincelados têm um aspecto curioso mas estão bem protegidos contra as doenças!

Uma receita ancestral

Aplicar um unguento nas árvores é algo que já se fazia no século XVI, tal como podemos ver num manual de 1543. Nessa época, havia o costume de pincelar o tronco das árvores com uma mistura argilosa chamada “Unguento de Saint-Fiacre”. Na sua origem, esta técnica ajudava a cicatrizar as feridas de corte. Hoje em dia, serve especialmente a lutar contra os inimigos do pomar, começando pelos fungos que causam estragos aos frutos e aos ramos, tal como pelos insectos nocivos aos frutos.

Pincelar as árvores de fruto
Aplicação de uma mistura à base de cal.

Cal ou argila?

A receita tradicional pede um leite de cal, isto é, cal-viva à qual foi adicionada água. Esta operação comporta os seus perigos e não era fácil de encontrar cal-viva. Além disso, aperceberam-se que uma mistura argilosa também era eficaz. Bastava adicionar água à argila para obter uma boa mistura. A terra argilosa do jardim pode ser usada desde que não tenha pedras. A argila branca ou verde, vendida nas lojas, é perfeitamente adaptada. A consistência deve ser bastante liquida mas não demasiado; como uma tinta relativamente espessa ou como a massa dos crepes. Poderá adicionar alguns componentes a esta mistura para aumentar a eficácia.

Uma mistura melhorada

Depois de ter a mistura de argila poderá adicionar alguns componentes que irão aumentar a sua aderência à casca:
- leite: torna a solução mais espessa e cola melhor.
- claras : a mistura cola melhor ao tronco depois de seca.
- cinza: sem resíduos (pedaços de carvão), melhora o potássio e outros componentes desinfectantes que reforçam o efeito da mistura.

Poderá adicionar extractos vegetais que aumentam o efeito insecticida, tal como o adubo de ortigas novas, o adubo de cavalinha, extracto de erva-de-São Marcos ou absinto, etc. Também poderá adicionar calda bordalesa, como faziam aos jardineiros mais antigos. Ela aumenta a acção da mistura contra os diferentes fungos de inverno e que são responsáveis por muitas doenças.

Pincelar as árvores de fruto
Aplicação da solução à base de argila.

Quando e como deve aplicar

Aplique esta camada com pincel, encharcando bem as rugosidades da casca. Aplique até à base dos ramos estruturais, isto é, os ramos principais da árvore. A solução pode ser aplicada tanto nas árvores jovens como nas árvores mais velhas, mas é mais útil depois das árvores começarem a produzir frutos, alguns anos depois de terem sido plantadas. O melhor momento para agir é na altura em que o tempo está seco, mesmo que gele de noite. A solução poderá assim secar e poderá dar uma segunda passagem se a primeira não estiver estalada.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854