Estas flores do sol têm todas as qualidades tanto em vaso como na terra. Não são nada frágeis !
Sol e comida
O agapanto nunca se cansa do sol pois são originários de África do Sul. Devem beneficiar do sol durante o verão, pelo menos, metade do dia. Reserve-lhes um sítio bastante luminoso.
O agapanto gosta do solo rico e drenado. Numa zona de solo arenoso dê-lhe algum composto ou adubo. Num solo argiloso junte-lhe elementos porosos como a pozolana, o que ajudará a água a escoar e a não estagnar na zona das raízes, durante a época do inverno.
Um agapanto que não dá flor (ou que floresce pouco) pode sofrer dos seguintes problemas:
- solo pobre: poderá adicionar composto ou adubo de libertação lenta, durante o mês de Maio;
- exposição com demasiada sombra (falta de sol): deverá mudar a planta de sítio ou cortar o que poderá estar a tirar-lhe a sombra;
- o solo está demasiado seco no verão, especialmente depois da época normal de floração: é necessário regar o agapanto durante o verão, segredo para uma linda floração!
O agapanto resiste à geada
O frio invernal (geadas abaixo dos -10ºC) é prejudicial ao agapanto que guarda as suas folhas durante todo o ano. Nas regiões com o inverno frio é aconselhável plantá-los em vaso e colocá-los ao abrigo num local claro e com uma temperatura abaixo dos12º C, tal como uma cave ou o hall de uma escada.
Nem todos os agapantos sofrem com o frio : algumas variedades perdem as folhas no Inverno e podem resistir a -15ºC. A sua floração geralmente é menor mas é também mais fácil de cuidar. Vale a pena tentar!
Tanta raiz !
Num vaso, o agapanto forma uma rede grande de raízes, o que acaba por ocupar todo o volume disponível. A planta aprecia estas condições mas apenas até certo ponto.
Quando as raízes estão bastante compactas e já não há muita terra para que se alimente, a planta vai dar menos flores. Há duas soluções:
- adicionar adubo líquido completo (com oligo-elementos), de Julho até ao fim de Setembro;
- mudar a planta para um vaso de diâmetro 5 cm acima do anterior e utilize terra rica.
A plantação