Plantação de uma árvore de fruto

Não é uma plantação qualquer: esperamos ter colheitas fabulosas! Coloque todas as hipóteses do seu lado desde o início pois a árvore de fruto que começa mal, raramente reserva boas surpresas.

Plantação de uma árvore de fruto
Uma plantação que não se improvisa!

A árvore de fruto não é uma árvore como as outras. Deve dar flor e deve fazer brotar frutos o que é muito mais desgastante que qualquer outra planta de ornamento. Para responder a estes requisitos deverá ter ao seu dispor tudo o que necessita para frutificar. E nisto incluímos os insectos polinizadores que as árvores de ornamento não necessitam.

Plantação de uma árvore de fruto
Escolha a árvore em função do espaço em vez de querer colocar uma árvore de fruto num espaço que não é adaptado.

O espaço dita a árvore

A não ser que disponha de um terreno bastante grande, deverá ter em conta as condições que pode oferecer à árvore de fruto que escolher. Todas as árvores de fruto necessitam de sol directo mas algumas suportam um pouco de sombra (uma parte do dia apenas) tal como as macieiras e os castanheiros. Se a árvore tiver demasiada sombra, irá crescer mais ou menos bem mas nunca dará fruto (de qualquer forma o sabor dos frutos seria decepcionante).

Prepare e alimente o solo

Enriqueça a terra no sítio onde conta plantar a árvore, com vários meses de antecedência se for possível. Poderá mesmo descompactar a terra em profundidade e com alguma antecedência. A instalação decorrerá melhor se a terra for trabalhada algum tempo antes pois a árvore terá uma boa reserva de água à sua disposição quando surgir o tempo quente. Para que esta tarefa seja perfeita, a terra deve ser trabalhada a 1 m de profundidade, especialmente em solos difíceis (terra pesada e com pedras).

Coloque mistura de terra bem compostada ou terra de plantação. Evite a mistura mal compostada ou estrume fresco. O adubo de difusão lenta, em pastilhas, é útil para dar uma ajuda mas de preferência na Primavera e não no Outono.

Plantação de uma árvore de fruto
Coloque apenas boa terra ou composto bem curtido!

A plantação é muito simples

Depois do local ter sido bem escolhido e que a terra tenha sido preparada cuidadosamente, a plantação da árvore de fruto não apresenta nenhuma dificuldade. Proceda como para qualquer outra planta em vaso. Se uma raiz estiver estragada (caso esteja fora do vaso antes de o retirar), corte-a mais curta com a tesoura retirando toda a parte estragada. Não deixe que o torrão apareça em superfície mas coloque-o entre 3 a 5 centímetros de profundidade. Poderá, assim, evitar que o torrão seque rápido demais. Depois da árvore ser colocada no sítio certo (apenas na Primavera), forme uma caldeira à sua volta para que possa aproveitar a água da chuva.

Plantação de uma árvore de fruto
Dois regadores e meio : a quantidade de água certa, por semana, no Verão.

Água com fartura

Regue depois da plantação mas também durante os primeiros anos. Claro que não deve afogar a árvore mas conte com 30 a 50 litros de água por semana, entre Junho e Setembro, durante os 3 primeiros anos. Se não fizer isto a árvore não se desenvolverá correctamente e depois, não terá nada...

M. Jean-Michel GROULT
 
Crédits photos: Franck Boucourt (Sauf mention contraire)
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854