Plantação dos bolbos de Primavera em vaso

As túlipas é companhia são exuberantes na Primavera e vale sempre a pena cultivá-los em vaso pois vão florir abundantemente!

Plantação dos bolbos de Primavera em vaso
Um vaso grande poderá receber uma dúzia de túlipas.

Escolha um bom recipiente

As flores bulbosas apreciam os vasos profundos, com pelo menos 30 cm de altura. Quanto maior for o bolbo mais profundo deve ser enterrado. O topo do bolbo deve ter duas vezes a sua altura em terra por cima. Por exemplo, no caso de um bolbo de coroa imperial: se ele tiver 5 cm de altura deverá ficar coberto com 10 cm de terra.

Para que possa ter todas as hipóteses do seu lado, não coloque os bolbos muito perto do fundo do vaso. O ideal será que a base do bolbo esteja a pelo menos, cerca de 5 cm do fundo do vaso. Este espaço é necessário para que o bolbo não fique em contacto com o fundo sendo que é a parte mais húmida do recipiente. Sabemos que os bolbos detestam o excesso de humidade! Deverá prever alguma altura suplementar debaixo do bolbo para que as raízes não subam para a superfície da terra. Resumindo: pense num vaso grande!

Plantação dos bolbos de Primavera em vaso

Que tipo de terra?

Utilize um substrato rico mas solto. Os bolbos gostam de terras ricas mas que não guardem a água. E, cultivados em vaso, são ainda mais sensíveis a isto do que se estivessem no solo. Pode, por exemplo, reforçar a drenagem misturando a terra do fundo do vaso com argila expandida. Coloque o seu vaso com o bolbo ao sol e verá que terá melhores resultados. Se apenas tiver um local com sombra adapte a sua escolha (veja abaixo).

Plantação dos bolbos de Primavera em vaso
Uma túlipa "botânica", isto é, próxima da variedade selvagem.

A boa escolha

Os narcisos (ou junquilhos) são muito resistentes e duram muito tempo em vaso, tal como os jacintos e os crocus. As túlipas são mais frágeis. As variedades com flores dobradas e as túlipas papagaio, geralmente, sofrem com o frio e cultivadas em vaso este é ainda mais intenso. Desde modo, prefira as variedades de túlipas simples. Se apenas tiver um local com sombra escolha bolbos mais pequenos: não se trata de uma opção menor pois mesmo se são mais pequenos a sua beleza ultrapassa o seu tamanho!

A plantação

Não importe se, no momento da plantação, o tempo estiver seco ou húmido desde que não caia geada. Não pode ser mais simples!

1 Coloque uma camada de drenagem e de terra no fundo do vaso.
Plantação dos bolbos de Primavera em vaso
2 Coloque os bolbos em cima deixando um espaço de 5 cm entre cada bolbo.
Plantação dos bolbos de Primavera em vaso
3 Cubra com terra até encher o vaso. Nem precisa de regar.
Plantação dos bolbos de Primavera em vaso
M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854