Uma boa drenagem para as plantas que estão em vaso

A drenagem é a maneira como a água escorre através da terra no vaso. Uma drenagem mal adaptada provocará alguns problemas à planta desse vaso.

O rosmaninho necessita de terra bem drenada no vaso

O rosmaninho necessita de terra bem drenada no vaso

Mais ou menos drenante

O substrato muito drenante deixa a água escorrer muito facilmente. A areia, o cascalho e a pozolana, entre outros, são elementos drenantes pois não retêm a água ou quase nada. Um substrato que contenha muitos elementos drenantes secará muito rápido. Se a planta não for adaptada a ambientes secos, terá sede rapidamente e deverá ser regada muito mais vezes.

Ao contrário, a terra pouco drenante, retém a água mais tempo antes que esta se escape pelos buracos do fundo do vaso. A argila é uma matéria pouco drenante. Se o substrato for pouco drenante a água vai ser retida. Se a planta tiver raízes frágeis (como no caso do bordo do Japão, por exemplo) ou se preferir solos secos também irá sofrer com a asfixia das raízes que poderão apodrecer e que farão com que toda a planta possa murchar e mesmo morrer.

Deste modo, é necessário encontrar um compromisso entre as duas. A drenagem ideal deve ter em conta tanto o substrato como a planta que está dentro do vaso.

O substrato adequado

As terras especiais para cada planta (roseiras, agrumes, plantas com flor, orquídeas) têm um nível de drenagem adaptada às necessidades da planta. Também poderá fazer a sua mistura, o que é bastante interessante e divertido mas ao mesmo tempo um pouco demorado e ... sujo!

Coloque 3 a 5 cm de material drenante no fundo do vaso antes de colocar a terra

Coloque 3 a 5 cm de material drenante no fundo do vaso antes de colocar a terra

Tudo se passa no fundo do vaso

Ter um bom substrato não é tudo : por exemplo, ter um substrato muito drenante não serve de nada se o vaso não for furado pois a água da chuva ou da rega vai acumular-se e vai provavelmente asfixiar as raízes. Assim, geralmente, coloca-se uma camada de material de drenagem no fundo do vaso para ajudar a água a chegar ao fundo e a escorrer pelos furos de drenagem. Coloca-se uma camada de 2-5 cm de altura antes de colocar a terra. Tanto pode colocar cascalho, como pedaços de vasos partidos ou argila expandida ou ainda pozolana.

O material poroso (neste caso, é cascalho poroso) é o melhor de todos os produtos drenantes.

O material poroso (neste caso, é cascalho poroso) é o melhor de todos os produtos drenantes.

Obstrução

Com o tempo, a camada de drenagem que foi colocada no fundo das floreiras pode acamar e provocar o entupimento. A camada de cascalho está completamente abafada pela terra e já não ajuda a drenar! O melhor seria despejar completamente o vaso e limpá-lo antes de voltar a colocar uma nova camada drenante e terra nova. Neste caso, retire a camada e coloque uma camada nova com uma textura mais grossa.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854