Instalar uma magnólia

A magnólia, a árvore com estrelas, flores feéricas durante a primavera! Depois de bem instalada, é um vegetal que se pode esquecer pois é fácil de cuidar. Mas, para isso a sua plantação deve ser cuidada.

Instalar uma magnólia
Instalar uma magnólia
Magnólia de folhas persistentes (Magnolia grandiflora)

Boa escolha, boa plantação

A escolha nas variedades de magnólia é grande e está sempre a aumentar. Existem variedades para todos os gostos desde as clássicas formas lilases até às amarelas: escolha à sua vontade. Ter em atenção que mesmo a Magnolia grandiflora, a magnólia de folhas persistentes pode atingir 30 metros. Se o espaço é reduzido escolha a magnólia stellata e as suas variedades. Esta magnólia é uma das mais pequenas da sua categoria cuja altura não ultrapassa 2 metros. Não esquecer que as magnólias não se podam mesmo com muito cuidado: não conte com a tesoura de podar para limitar o desenvolvimento da árvore!

O que deve saber : as Michelia, por vezes classificadas pelos botânicos com as magnólias, cultivam-se da mesma maneira. São mais pequenas e podam-se sem dificuldade.

Instalar uma magnólia

A boa localização

Escolha um local ensolarado (o ideal será de ter um pouco de sombra nos primeiros anos. O local não deve ser demasiado quente no Verão a menos que o solo se mantenha fresco, por exemplo deve colocar rega ao pé da árvore. Mas a magnólia acomoda-se bem em diferentes situações com a excepção de uma: detesta solos húmidos no inverno e terra compacta e colante. O calcário não o incomoda mas será mais bonita se o so0lo não for demasiado alcalino. Se o seu terreno for demasiado calcário, poderá adicionar composto regularmente, na Primavera. Apesar desta exigências aparentes, a magnólia é fácil de cuidar: depois das escolhas terem sido bem feitas o essencial está assegurado.

Instalar uma magnólia

Como plantar a magnólia

A plantação não apresenta dificuldades, a não a escolha do local! A Primavera e o Outono são as melhores alturas para instalar a magnólia, especialmente nas regiões mais frias. Próximo do mar poderá plantá-la em qualquer época do ano. Enriqueça o buraco de plantação com composto, substrato de folhas mortas ou de terra ácida em último recurso. Regue copiosamente depois da plantação. Coloque cobertura de solo junto do pé da árvore com uma camada de casca de pinheiro, agulhas de pinheiro ou outro tipo de cobertura, orgânica de preferência.

Instalar uma magnólia

Magnólia num vaso

A magnólia cresce bem em vaso. Tem que ter duas coisas em conta: a rega e a fertilização. Adopte o sistema de rega automático para que a magnólia não seque no Verão. É o maior perigo para a magnólia em vaso. E coloque adubo líquido de seis em seis semanas, entre Março e Agosto, depois da rega e respeitando bem a dose indicada na embalagem.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854