Plantação de uma árvore que ficará muito grande

As árvores gigantes fazem-nos sonhar pois, depois de serem plantadas, ficam na terra durante muitos anos! A plantação não é difícil mas há alguns cuidados a ter, com vista ao futuro desenvolvimento!

Plantação de uma árvore que ficará muito grande
Não há nada mais majestoso que uma árvore gigante, mas quando a plantar será para as gerações futuras!
Plantação de uma árvore que ficará muito grande
Esta sequóia tem apenas um século… e já mede mais de 50 metros de altura!

Quando se pensa numa árvore gigante, a sequóia vem-nos logo à mente. Mas o pinheiro de Jeffrey, o ginkgo, o plátano-do-oriente e outras podem atingir facilmente 40 m de altura, ou seja, a altura de um prédio de 13 andares. A altura adulta destas árvores é pouco conhecida pois, como levam muito tempo a atingir o tamanho adulto e muito já estão plantadas há muito tempo.

Sabia?

As sequóias que vemos nos grandes parques da Europa ainda não atingiram o seu tamanho adulto pois as mais velhas, com apenas 250 anos, estão ainda na sua infância!

Plantação de uma árvore que ficará muito grande
O pequeno pinheiro irá tornar-se grande e mesmo gigante !

O espaço ocupado: deve ser bem gerido

No momento da plantação, a árvore gigante pode ser muito pequena : tudo começa com uma semente ! O espaço ocupado ao qual deve pensar é o espaço ocupado pela árvore depois de algum tempo. Os cedros, por exemplo, crescem, inicialmente, mais em largura enquanto o eucalipto cresce na vertical. O local ideal para a plantação de uma árvore gigante é afastada dos edifícios (pelo menos a 30 metros ou mais se for possível), das canalizações (pelo menos a 10 metros de distância) e das linhas eléctricas (pelo menos a 50 metros de distância). Numa área reduzida, a árvore pode ter de ser cortada antes de se desenvolver, como podemos ver por vezes… e é uma pena!

No início, a árvore não causará nenhum problema de espaço. Acompanhe o sujeito por plantações de ornamento, fazendo-lhe companhia; sozinho parecerá muito pequeno. À volta da árvore mas a cerca de 70 cm de distância desta, pode plantar ásteres ou vegetais de cobertura de solo. Além de ajudar na espera do crescimento da planta também oferece uma protecção natural para a árvore. Com o tempo, a árvore crescerá e tornar-se-á maior e o solo ficará despido por baixo dos ramos, o que é normal.

O buraco de plantação : enorme !

Não podemos imaginar um gigante assente em pés minúsculos. As raízes da árvore gigante devem ser bem ancoradas no solo e para isso, devem tomar posse do local à medida do crescimento da árvore. Assim, faça um buraco de grandes dimensões, com 1 metro de lado, se puder, e sobretudo com 1,8 metros ou mais de profundidade. Enriqueça a terra com grandes quantidades de substrato composto (ponha de parte a turfa que não é adaptada a este uso). Quanto mais a terra for rica, fértil e profunda, mais a árvore crescerá rápido e alta.

Plantação de uma árvore que ficará muito grande
Prepare um buraco grande e largo.
Plantação de uma árvore que ficará muito grande
Não poupe no composto nem no substrato de melhoramento.

Não esqueça de regar

Durante os primeiros 3 ou 4 anos deve regar a árvore com frequência. De 10 em 10 dias no primeiro ano, duas vezes por mês no segundo ano e assim de seguida até que já não seja necessário. A árvore deve desenrascar-se sozinha pois em caso de seca é impensável ter de regar uma árvore muito grande.

E num vaso?

Um gigante num vaso será um gigante… anão. As sequóias, os ginkgos e todas as outras se acomodam bem num vaso, onde podem ficar durante séculos. Mas terá de os cuidar como bonsais, com transplantes todos os anos e a poda destinada a torna-los anões.

M. Jean-Michel GROULT
 
Créditos: Franck Boucourt (salvo indicação em contrário)
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854