Plantação das plantas perenes no Outono

Se, geralmente, aconselhamos a plantação de árvores e arbustos no Outono, as plantas com flores não são excepção, tal como as plantas com folhagem decorativa. Pode assim ganhar tempo e sobretudo aproveitar dum belo jardim, já durante este Inverno!

Plantação das plantas perenes no Outono
Plantação das plantas perenes no Outono
Phlomis herva-do-vento

Prioridade : as plantas-dromedário

Quando dizemos "planta-dromedário", queremos mencionar todas as plantas que crescem bem sem rega, no Verão. Conhece-as bem pois a alfazema faz parte do grupo mas não é a única. A esteva, o phlomis, o medronheiro, a pérovskia e todas as plantas mediterrânicas (as que não sofrem com o frio). Estes vegetais aproveitam as chuvas abundantes do Inverno e preparam-se para enfrentar as épocas mais secas do ano seguinte. Não lhes dê composto nem esterco pois não os apreciam, especialmente no Outono. As plantas-dromedárias que não resistem ao frio como a mimosa, o loendro ou a murta aproveitarão mais se foram plantadas na Primavera.

Plantação das plantas perenes no Outono
Plantação de fetos ; fácil quando o tempo está fresco.
Plantação das plantas perenes no Outono
A erva das turquesas pode ser plantada mesmo se o Outono já estiver avançado.

Elas crescem durante o Inverno

Outra categoria de plantas interessante e que pode ser plantada no Outono é a que dá vegetação durante o Inverno. A erva das turquesas (Ophiopogon), a rosa de natal (helleborus), a heuchera e a festuca com folhas azuis são as principais, mas também pode juntar os arbustos que dão flor no Inverno. As hostas e os fetos dão também bons resultados nesta época do ano e suportam as intempéries. Todas estas plantas se dão bem entre elas! No momento de plantar enriqueça a terra com bom substrato ou composto pois as raízes começarão a instalar-se de imediato.

Plantação das plantas perenes no Outono
Coração de Maria

Nas primeiras horas da Primavera

Não são só os bolbos de flores que dão a nota do fim do Inverno. Há uma certa variedade de plantas muito precoces como o Coração de Maria (Dicentra), os doronicos, a pequenas anémonas, as vincas, para citar algumas, florescem desde o fim do mês de Fevereiro, em função dos anos e das condições locais. Também estas devem ser rapidamente plantadas no Outono para que possa usufruir delas na Primavera seguinte. Enriqueça a terra com composto e misture-a bem. Assinale-as para não as estragar quando rebentam na Primavera!

Nas zonas frias (montanha ou clima mais rude)

As plantas acima mencionadas são muito resistentes ao frio e pode plantá-las sem algum risco, mesmo acima dos 600 m de altitude ou nas regiões de Inverno frio. Tem apenas que ter o cuidado de cobrir os tufos com folhas mortas. A neve não estraga as plantas ao contrário do frio natural caso as plantas estejam descobertas. É necessário uma cobertura para passar a estação fria!

M. Jean-Michel GROULT
 
Créditos: Franck Boucourt (salvo indicação em contrário)
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854