Arranjos de flores em vasos que durem

Plante os vegetais em vasos, mas guarde-os bastante tempo : é estas a ideia dos arranjos duráveis, oferecendo decoração permanente. Com estes arranjos, poderá concentrar-se no restante, ou seja, renovar a sua decoração!

Arranjos de flores em vasos que durem
Bem escolhido e bem plantado, o arbusto (como aqui o cotoneaster) ou uma planta vivaz podem viver dezenas de anos em vaso.

O princípio dos arranjos de flores duráveis exige um substrato bem estudado e uma escolha vegetal pertinente. Não é nada complicado e os benefícios são inúmeros. Não apenas economizará pois não necessita de renovar tão frequentemente mas acima disso obterá sujeitos mais maduros, mais estéticos. A arte do bonsai é apenas a arte de guardar os arbustos mais tempo num vaso…

Arranjos de flores em vasos que durem
Misture as matérias que deixam filtrar a água para que possa guardar os seus arranjos mais tempo.

Um substrato que dura mais tempo

A chave para que uma planta possa ficar muito tempo num vaso é ter um bom substrato. As fórmulas prontas a utilizar devem ser modificadas para que guardem as suas qualidades sem se degradarem. Na base, escolha terra de qualidade e evite a terra de jardim. Esta pode melhorar o substrato demasiado simples mas apenas em pequena quantidade – uma proporção de 1 medida de terra para 20 de substrato. O substrato deve conter fibras orgânicas. Não o deve passar pela peneira.

Antes de mais, incorpore um elemento drenante à terra do vaso. Com o tempo, a terra acama e as raízes no fundo do vaso asfixiam. Para evitar isto, misture um terço de elementos drenantes ao substrato, na metade inferior do vaso. Tanto o xisto expandido, a esferas de argila ou materiais granulados como a perlite ou a vermiculite são perfeitos para a função. Não utilize a areia ou as pedras: não são eficientes na luta contra o acamar do solo, no fundo do vaso.

Truque

No terço inferior do vaso, adicione matérias que se decomponham lentamente mas que possam alimentar as plantas durante muito tempo: cascas dos amendoins (não salgados), cascas de avelãs, casca de pinheiro composta, etc.

Arranjos de flores em vasos que durem
As plantas que se podam facilmente, como o cornus (à direita da foto) duram muito tempo num vaso.

As plantas que duram muito tempo em vaso

Para obter arranjos duráveis, aposte na categoria de plantas que envelhecem bem quando cultivadas em espaços pequenos:
- as que crescem lentamente : os arbustos de crescimento muito lento (geralmente têm folhas sempre verdes como a Nandina ou bambu sagrado) não causarão problemas no decorrer duma quantidade razoável de anos. As variedades miniatura são perfeitas para fazerem parte dum arranjo cultivado em vaso.
- as que se podam facilmente : mesmo se crescem rápido, as essências que suportam uma poda forte, podem ser podadas em proporções modestas para se enquadrarem num vaso. Os salgueiros, os bordos e o viburnum suportam uma poda radical que deve ser feita no fim do Inverno.
- as que têm sempre o mesmo tamanho: as flores de bolbo (túlipas, narcisos, etc.) não crescem em altura mas ficam mais densas quando as condições lhes são favoráveis. São excelentes para guarnecer um vaso.

Arranjos de flores em vasos que durem
Podar os ramos limita o desenvolvimento das raízes e permite que a planta dure ainda mais tempo no vaso.

Quanto tempo?

O tempo de duração duma planta depende exclusivamente das suas raízes. Se estas se renovam regularmente, como em muitas plantas vivazes, a duração de vida é ilimitada. Se, pelo contrário, as raízes formam madeira (raízes de muitos arbustos e de todas as árvores), a duração de vida num vaso pode ir até 5 anos. Além disto, a planta não morre mas deve ser transplantada.

M. Jean-Michel GROULT
 
Crédits photos: Franck Boucourt (Sauf mention contraire)
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854