Semeie os legumes de Inverno

Beterraba, nabo e outras raízes permitem prolongar as colheitas no meio do tempo frio. Exigem menos cuidados que os legumes de verão e vão-nos consolar durante o inverno. Não se prive!

Semeie os legumes de Inverno

Que legumes?

No inverno podermos colher nabos, beterrabas, rabanetes de inverno (variedades especiais com raiz grossa mas muito doces), cenouras e rábanos pretos (a servir ralados pois podem ser bastante picantes).

Método

1 Limpe e passe o ancinho na terra para que possa ser esmiuçada e limpa, sem ervas daninhas.
Semeie os legumes de Inverno
2 Espalhe as sementes, deixando bastante espaço entre elas (cerca de 5 cm entre cada semente).
Semeie os legumes de Inverno
3 Coloque uma etiqueta com o nome da variedade para que possa saber o que semeou e onde.

Semeie os legumes de Inverno
4 Regue com o ralo do regador. O solo deve estar húmido até ao momento em que as plantinhas começam a crescer (entre 5 e10 dias) e depois também.
Semeie os legumes de Inverno

Depois de nascerem

Deixe as plantinhas crescer. Retire as plantas que estiverem a mais. Deixe uma a cada 10 cm. Os legumes de inverno não necessitam de fertilização.

Cuidado com as lesmas

Elas gostam do tempo fresco e das plantas novas. Os legumes de inverno são bastante sensíveis às lesmas! Coloque fosfato de ferro ou vigie regularmente as plantas pequenas. Quando atingem 10 cm de altura já são um pouco menos vulneráveis.

Uma tela para as proteger do frio

Tape os legumes de invernos novos com uma tela de crescimento ou de invernagem caso ainda não tenham atingido a maturidade no início do inverno. Poderão ser prejudicados pela neve ou pelas geadas. O ideal é esticar a tela sobre os arcos ou tutores para que esta fique 10 cm acima das folhas. Estenda-a até ao solo e segure-a dos lados com pedras para que o vento não a leve.

E na horta com canteiros quadrados

O método é o mesmo que para a horta clássica. Não se esqueça de não semear muito denso: num canteiro de 40 cm de lado basta colocar 15 sementes! Experimente semear em linhas e espace regularmente. Se semear muito junto terá que arrancar as plantas a mais uma semana depois das sementes nascerem.

 
M. Jean-Michel GROULT
Créditos: Franck Boucourt (salvo indicação em contrário)
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854