Que fazer na horta durante o Inverno ?

No Inverno, a horta fica calma. Mas, ainda assim, há sempre algo para fazer quanto mais não seja ir avançando as coisas da Primavera!

Que fazer na horta durante o Inverno ?

As tarefas de deve fazer sem falta

Não saõ numerosas mas são importantes para ganhar tempo e para se assegurar que tem uma horta em condições!

- Colha os legumes que estão no ponto: a salada de Inverno (em especial os canónigos) pois podem rapidamente ficar pouco aptos ao consumo, colha-os depressa. Faça o mesmo com os legumes que estão em bom estado: couves, nabos, beterraba, cenouras, alho francês...

- Arranque os legumes estragados: poderão conter doenças e mais tarde, no momento de os arrancar, é mais desagradável se estiverem podres!

- Retire os restos de culturas do ano anterior: os tomates e os outros restos do Verão não devem continuar presentes pelas mesmas razões.

Que fazer na horta durante o Inverno ?
Os legumes de Inverno (canónigos, beterraba…) não resistem a geadas fortes.
Que fazer na horta durante o Inverno ?
Os restos de culturas são verdadeiros ninhos para doenças!
Que fazer na horta durante o Inverno ?
Passe o ancinho depois de ter colocado algum aditivo (neste caso, cinzas).

As tarefas recomendadas

- Retire a erva da terra: inúmeras ervas daninhas se instalam durante a estação morta e é mais fácil retirá-las quando são pequenas e quando a terra está mais macia. Geralmente, uma pequena passagem com o ancinho pequeno arranca essas importunas. 5 minutos trabalhados agora representarão uma hora de trabalho ou mais em Abril!

- Coloque um aditivo: estrume, cal (em terreno arenoso), cinzas (1 kg por 5 m²) ou composto para melhorar a terra e dar-lhe uma textura melhor. É agora que deverá fazer isto se o desejar (e é recomendado!).

- Passe o ancinho no solo: se não tiver tempo ou se não tiver vontade de cavar experimente passar o ancinho no local onde arrancou os legumes ou onde efectuou a limpeza das ervas.

Que fazer na horta durante o Inverno ?
Plante as alcachofras de Jerusalém no Inverno.

O que poderá plantar

As plantações de legumes são, neste momento, ainda limitadas. Mas poderá colocar cebolas, chalotas, alho, espargos (a plantação é delicada), alcachofras de Jerusalém, alcachofras, morangueiros, ruibarbo.

O fim do Inverno também é favorável à colocação de todas as plantas aromáticas vivazes: cebolinho, estragão, funcho, orégãos, tomilho. Espere ainda um pouco antes de plantar a salva e o alecrim (a Primavera deve estar mesmo instalada).

Que fazer na horta durante o Inverno ?
O cebolinho começa muito cedo a rebentar!

O que pode semear

Alguns legumes como a salsa, a pastinaca, o cerefólio tubérculo e as favas necessitam de frio para germinar.

Com a chegada da Primavera semeie os legumes que poderá colher cedo: cenouras serôdias, ervilhas, rabanetes (em climas frios e na montanha coloque uma protecção).

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854