Conjugue os legumes com as flores

Ganhe espaço utilizando os legumes como decoração no jardim e não esqueça as flores que se comem. É bonito, útil e são!

Conjugue os legumes com as flores
Um espaço horta e florido, porque deveria escolher ?

Como fazer ?
Ganhe espaço ao colocar legumes no meio das plantas decorativas, reservando os lugares mais ensolarados. Á volta desses lugares, plante flores que se conjugam com todos os outros vegetais como a gipsofila, a lúcia-lima de Buenos Aires, etc. Pense também nas plantas com folhas, sempre eficientes, como as heucheras e as gramíneas. A vizinhança dos legumes não será um problema e farão um bonito conjunto. Para os legumes de rotação rápida, defina pequenos espaços geométricos, carreiras, rectângulos ou círculos, fáceis de cuidar e que vão conjugar-se com o aspecto dos legumes. A beira do canteiro com rabanetes ou cebolinho, uma cobertura de solo com morangueiros, um losango de alfaces púrpura ou um quadrado de alho-francês não seria nada mal! Além disso, é esta técnica que é utilizada na decoração dum dos jardins franceses mais conhecido no mundo: o jardim do castelo de Villandry.

Conjugue os legumes com as flores
O cardo e a alcachofra, com folhagem e flor muito decorativas.
Conjugue os legumes com as flores
Como em Villandry, bordado de legumes!

Uma questão de proporções
Os legumes decorativos como as alcachofras, o milho ou as beterrabas encontram facilmente o seu lugar em qualquer sítio ou em qualquer maciço (desde que lhes dê um pouco de espaço pois ocupam bastante lugar). Poderá mesmo escolher uma decoração apenas com legumes! Por outro lado, os menos estéticos, como as batatas ou os tomates, devem ser um pouco camuflados atrás de gramíneas. Tenha apenas o cuidado de lhes dar luz suficiente para que se desenvolvam bem. Quanto aos legumes que trepam (feijão, ervilhas…), dê-lhes uma estrutura decorativa, que irão encher com a folhagem, como se fosse ima verdadeira planta trepadeira!

Conjugue os legumes com as flores
Uma horta florida.

Flores no meio dos legumes
Por outro lado, também poderá colocar plantas ornamentais num canto da horta. É sempre mais fácil pois os melhores locais serão para as plantas comestíveis e a gama enorme vegetal permitirá encher os espaços restantes com plantas floridas ou de folhagem decorativa. Não esqueça as regras de proximidade pois podem acontecer interacções positivas ou outras menos favoráveis entre as plantas hortícolas e as plantas ornamentais.

Conjugue os legumes com as flores
Tomates e rosas, dois amantes de sol e de boa terra.

Precauções indispensáveis
Instalar legumes ao lado de flores quer dizer que estes serão cuidados como os legumes. Em caso de problema (doença ou devastador), pense numa solução como se fosse para legumes pois além de servir para as flores também servirá para os legumes. Mas, ao associar os legumes às flores, terá menos problemas pois os legumes beneficiam do ambiente favorável das plantas decorativas. Deve apenas ter o cuidado de não misturar plantas muito frágeis, como o buxo, com os legumes.

Colher ou admirar?
Perante um maciço que junta o aspecto apetitoso dos legumes, não nos atrevemos a fazer a colheita e, no entanto, a ideia era essa! Faça as suas colheitas o que não dever ser mais colhido e substituindo por outras plantas. Poderá também tentar colher de maneira discreta, do lado em que se vê menos, sem os deixar nus.

M. Jean-Michel GROULT
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854