Legumes em vasos

No peitoril da janela poderá plantar tomates cherry e ervas aromáticas. Mas no terraço ou numa varanda grande poderá fazer plantações a sério. E não pode deixar de aproveitar este prazer!

Legumes em vasos

Todos os legumes ?

Os mais usuais como os tomates, as batatas, as cenouras e as alfaces resultam bem plantados em vasos se tiverem bastante espaço. De maneira geral uma floreira poderá receber 2 a 3 plantas de legumes. Os legumes que exigem terra mais rica como as couves e as abóboras (courgette, abóbora, abobora Hokkaido, etc.), só poderão resultar se forem cultivadas num vaso bastante grande em que cada planta disponha de pelo menos 30 l de terra.

Que terra ?

É indispensável ter um substrato rico. Se puder, misture terra do jardim com substrato, em partes iguais. Obterá resultados excelentes. Não utilize terra ácida pura pois não é suficientemente nutritiva.

Não se esqueça dos sacos maleáveis

Estes constituem uma alternativa prática para o cultivo de legumes. Tendo aparecido há vários anos, são resistentes como o têxtil e são bastante leves. São ideais para cultivar legumes!

Tomates à mão

Plante-os a partir do dia 10 de Maio para não sofrerem das possíveis geadas tardias, a não ser que more em regiões de clima ameno ou dentro de uma aglomeração. Nesse caso poderá plantá-los desde meados de Abril. Os tomates necessitam de muito sol e não sofrem com o calor dos muros nem com as correntes de ar. Escolha variedades com frutos pequenos, mais bem adaptados à cultura em recipientes. Deve contar com cerca de 5 litros de substrato por planta. A variedade 'Tumbling Tom' funciona muito bem em vaso. Pode ficar descaída ou atada a um tutor.

Batatas em vaso

Basta plantar os tubérculos a 10 cm de profundidade num vaso com pelo menos 30 cm de altura, num substrato rico. Os jardineiros do outro lado do canal da Mancha costumam, todos os meses, enterrar uma batateira para a obrigar a crescer e a formar vários tubérculos. Poderá fazer isto com todas as variedades mas as que dão tubérculos mais pequenos (“Ratte”, por exemplo) são mais indicadas.

À sombra prefira os legumes folha

As saladas, espinafres e rúcula são mais adaptados à falta de luz que os legumes carnudos, sobretudo os que se formam a partir de uma flor (tomates, etc.). Estes não conseguem crescer a não ser que beneficiem de pelo menos 4 a 5 horas de sol por dia, no Verão. Necessitam de recipiente maiores, ocupando mais espaço.
Os legumes cultivados à sombra terão sempre um aspecto diferente: serão mais esguios, as folhas serão mais largas mas mais frágeis. Para a alface e os rabanetes é excelente!

Legumes em vasos
Legumes em vasos
Legumes em vasos
M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854