Colha o máximo de legumes em vaso

Uma horta em vasos não necessita de tantos cuidados que uma horta normal mas deve ocupar-se de maneira cuidada para poder colher frutos. Cultivados de maneira correcta, os legumes cultivados em vaso darão colheitas surpreendentes!

Colha o máximo de legumes em vaso

Cuidados para todos os legumes
Regue logo que a terra começar a secar em superfície e antes que a folhagem comece a murchar. A falta de água é a primeira causa para uma colheita má, tanto na terra como num vaso. Deve instalar a rega automática? Talvez deva pensar nisso: está sempre a tempo.

Colha o máximo de legumes em vaso
Regue antes que as plantas tenham sede.
Colha o máximo de legumes em vaso
Este pequeno nabo é a prova que se pode colher algo num vaso minúsculo!
Colha o máximo de legumes em vaso
Plantação de couve em vaso.

Fertilize segundo as necessidades. Os legumes são plantas que necessitam de uma terra bastante nutritiva mas no vaso isto não é suficiente. Os adubos são indispensáveis. Os adubos solúveis são os mais eficazes mas não são biológicos. Os adubos orgânicos (bio) não agem rápido: deve escolher entre os dois…

Arranque os já não dá fruto : as plantas fracas ou que já deram flor cedo não darão mais nada durante algum tempo e ocupam lugar para nada. Retire-as e coloque algo no seu lugar. Para colher bastante não deve perder lugar nenhum.

Prepare o outono instalando plantas como as couves que crescem lentamente em vaso. Semeie também alguns legumes de raiz grossa como a beterraba.

Colha o máximo de legumes em vaso
Fertilize os tomateiros regularmente.

Os tomateiros
Mantenha a adição de adubo pois sem alimentos, as plantas darão poucos frutos. Um adubo orgânico-mineral, que deve incorporar a alguns centímetros de profundidade é o ideal: alimenta rápido e durante algumas semanas. Um adubo líquido age muito rápido mas deve ser bem doseado pois as folhas podem ficar com as pontas queimadas se for doseado em demasia.

Pode os rebentos que se formam no ângulo das folhas, deixando o caule principal e 2 conjuntos de frutos (3 se for uma variedade de pequeno calibre, 4 a 5 se for tomate-cereja). Demasiadas folhas farão a planta dar menos frutos.

As alfaces
Colha-as assim que o olho começar a espigar seja qual for o seu tamanho. Corte rente ao solo para encorajar a renovação de folhas e uma segunda colheita que será pequena mas fácil de obter. Não se esqueça de renovar as plantas, de 4 em 4 semanas. Não adicione adubo.

Colha o máximo de legumes em vaso
Se espigar deve cortar !
Colha o máximo de legumes em vaso
Replante alfaces todos os meses.
Colha o máximo de legumes em vaso
As curgetes no vaso também devem ser fertilizadas regularmente.

As cucurbitáceas
Limite o número de frutos na abóbora Hokkaido ao máximo de 2: uma planta num vaso não pode dar mais. Retire as flores fêmeas acima deste número (têm uma espécie de bola na base), ou suprima todas as flores depois dos 2 frutos tiverem atingido o tamanho de uma laranja. As curgetes devem ser apanhadas à medida que atingem o tamanho requerido e não necessitam desta poda. Não se esqueça que as suas flores são deliciosas em beignet!

M. Jean-Michel GROULT
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854