Os auxiliares do jardineiro

O seu jardim está cheio de amigos ! Descubra alguns dos habitantes que o estão a ajudar sem que o saiba. Ao protegê-los tem a garantia de ter um jardim mais natural e mais saudável!

Os auxiliares do jardineiro

Os polinizadores

Sem eles não teríamos grande coisa para apanhar nas macieiras ou nas plantas de courgette! Os polinizadores, são insecto que frequentam as flores, desde a abelha doméstica às borboletas, passando pelos zangões, os coleópteros, as moscas e mesmo alguma vespas pequenas! Isto representa uma fauna fervilhante, muito útil. Ao variar as suas plantações de flores, oferecerá refúgio a um número muito maior de polinizadores. Não somente o seu jardim terá mais vida, mas as flores serão mais bem fecundadas. E depois da flor, há frutos a trincar, por vezes...

Os auxiliares do jardineiro

Os predadores dos insectos que picam

Eles patrulham os caules à caça dos pulgões, as psilas e outros ladrões de seiva. A Joaninha é a mais conhecida, mas já viu a sua larva? É ainda mais gulosa de pulgões que a sua prima adulta. Outros insectos, também tratam desta limpeza cuidada, tal como as larvas dos sirfídios (uma mosca que se faz passar por uma pequena vespa mas que é inofensiva), Chrysoperla carnea e as vespas comuns, as moscas predadoras, etc. Os percevejos fedorentos predadores apreciam especialmente os ovos dos insectos que picam e as lagartas. Então, evite de tratar as plantas que não têm necessidade vital disso: irá preservar estes auxiliares.

Os auxiliares do jardineiro

Os predadores de lesmas

Eles voam em socorro dos vossos rebentos jovens ! Eles são, em primeiro lugar, os besouros, esses coleópteros discretos mas com um uniforme magnífico. Os pássaros ajudam-nos bastante, especialmente os melros e os tordos. Talvez já encontrou restos de cascas de caracol em cima de uma pedra? É aí que o tordo tem por hábito de tomar as suas refeições. Será sensato deixar bem em vista uma pedra espalmada para que este pássaro vos venha livrar dos caracóis. Mas os moluscos têm outros inimigos: as rãs, os sapos, as toupeiras, os musaranhos e os licranços, citando apenas alguns. Arranjar refúgios adaptados, como montes de madeira ou de pedras onde não mexerá, oferecendo assim uma agradável guarida a todos estes animais que o ajudam no combate contra os prejuízos causados pelas lesmas e pelos caracóis.

E ainda há mais!

A lista dos animais que o ajudam de uma maneira ou de outra é muito mais longa. Poderíamos acrescentar os que arejam a terra ou ainda os decompositores, isto é, os que transformam a matéria orgânica em húmus.
+ Ver: A vida do solo

Há também todos os predadores gerais, que regulam os surtos no jardim: aranha, vespas, opilião, ácaros predadores, moscas caçadoras ou predadoras, etc. Mas, não precisa de conhecer toda esta gente para conseguir bons resultados no seu jardim ecológico. Deve apenas saber que entre toda a fauna do jardim, apenas uma pequena parte pode causar verdadeiras preocupações às suas culturas! A restante não se interessa às suas plantas, mas apenas às plantas selvagens. Vão alimentar uma cadeia e as suas plantas preferidas tirarão proveito disso. Assim, deixe que a vida entre no seu jardim!

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101