Bio, ecológico ou natural

Fala-se muito de jardim bio, de jardinagem ecológica ou ainda, natural, de jardim sustentável, etc. De que se trata exactamente? Siga o guia e veja o seu jardim com outros olhos!

Bio, ecológico ou natural

Um princípio simples

Por detrás de todas estas palavras existe apenas uma ideia única: cultivar o seu jardim sem utilizar pesticidas. Não esqueçamos que nos jardins espalhamos mais pesticidas por hectare que nos campos!
A jardinagem biológica, ecológica ou natural, consiste em fazer as suas culturas com meios suaves e naturais e como veremos, olhar de uma maneira diferente para o nosso jardim.

Bio, ecológico ou natural

Entre os dois

Há uma maneira intermédia entre a jardinagem « clássica » e a jardinagem biológica, a jardinagem razoável. Consiste em utilizar produtos químicos em doses pequenas e apenas quando os métodos mais suaves não funcionam. Deste modo vão-se utilizar o menos possível de pesticidas.
Acontece por vezes que as soluções ecológicas não são tão eficazes como as soluções químicas. Por exemplo, quando se tem um jardim grande e pouco tempo para lhe consagrar, é difícil manter os caminhos de gravilha sem ervas daninhas.

Se, se está convencido que tem que evitar os produtos químicos a todo o custo, é preferível preparar um espaço mais pequeno, de acordo com as suas possibilidades.
Se achar que é mais importante manter um caminho impecável que a protecção do ambiente então recorrerá às soluções químicas.
É uma questão de escolha pessoal... e não serei eu que vou escolher por vocês mesmo se eu tenha uma preferência!

Bio, ecológico ou natural

Em paz com a natureza

O mais importante é, sem dúvida, poder olhar para o seu jardim com outros olhos. Não se trata de um espaço em que passamos o tempo a lutar para manter a ordem., mas de um lugar onde vamos passar um bom momento, brincando com a natureza e não contra ela. Não esqueça que o jardim é feito para passar um bom momento!
Vamos então viver em paz com as margaridas na relva, aceitemos que haja um pouco de musgo à sombra das árvores e não vale a pena passar o tempo à espreita da mais pequena plantinha indesejável.

O bom e o menos bom

A jardinagem sem pesticidas pede um certo número de técnicas que, honestamente, não são indispensáveis. O chorume de ortigas, as decocções de plantas, a luta biológica e outros métodos biológicos são muito menos importantes que o facto de compreender o seu jardim. Não se concentre nos métodos de jardinagem biológica: tome tempo para conhecer bem a sua terra, para compreender porque é que uma planta dá bons resultados e a outra é uma decepção...
Os "truques" habituais de jardinagem biológica são apenas um meio. Não garantem sempre bons resultados. È por isso que alguns jardineiros quando mudam para a jardinagem biológica experimentam desapontamento, e é pena !

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101