Alimentar os pássaros do jardim, útil e ecológico

Quando a época da geada chega, os pássaros que não migram aproximam-se dos comedouros. A comida começa a faltar logo no Outono!

Alimentar os pássaros do jardim, útil e ecológico

Porque devemos alimentar os pássaros no Inverno?

Durante uma noite fria o chapim vai « queimar » metade do seu peso para manter a temperatura do corpo. Necessita de muita quantidade de alimentos e nos nossos jardins já não encontra comida suficiente. A verdade é que 8 chapins sobre 10 morrem durante o Inverno por causa da fome. A falta de comida penaliza mais os pássaros que o frio. A época mais crucial corresponde ao fim do Inverno pois mesmo se as temperaturas se tornam mais clementes, os alimentos disponíveis nos arredores já foram consumidos e a abundância da Primavera ainda está longe. Ao alimentar está a proteger!

Para cada pássaro há m tipo de comedouro

Escolha o modelo adaptado à espécie que deseja favorecer.

Alimentar os pássaros do jardim, útil e ecológico

Os silos para suspender chamam os pássaros trepadores como os chapins e os pica-paus. Pendure-os num ramo acessível que não receba muito vento.

Alimentar os pássaros do jardim, útil e ecológico

Os comedouros planos respondem às necessidades dos pássaros que comem no solo como o tentilhão e o verdilhão. Coloque-lhes comida num tabuleiro, fixado num poste. Os melros apreciam também este tipo de comedor, mas colocado no chão. Poderá colocar rede com malha larga (8 cm de lado o que impedirá os pássaros indesejáveis (pegas, corvos, pombos) de comer a comida dos outros.

Outras maneiras de alimentar

Se não tiver um comedor « sólido », pode pendurar redes com alimentos directamente nos ramos. Escolha um local bastante alto a 1,5 metros do solo, para que, nem os roedores nem os gatos possam se aproveitar da situação. Um ramo espaçado, num arbusto com folhas caducas, onde os pássaros possam voar rapidamente é o ideal.

Alimentar os pássaros do jardim, útil e ecológico

Finalmente, pendure nos ramos, a 1 metro de altura, pelo menos, alguns ramos de milho painço. O pardal-montês, o lugre e o bico-grossudo apreciarão especialmente durante o tempo frio. Estes dois últimos evitam frequentar os comedouros e preferem a comida colocada desta maneira.

Alimentar os pássaros do jardim, útil e ecológico

Para os pássaros que apreciam fruta, pode pendurar algumas maçãs bem doces num ramo: serão sempre apreciadas.

Mantenha os comedouros limpos

Não se esqueça de limpar os vários suporte que servem para alimentar os pássaros durante o Inverno. Mergulhe-os em líquido com sabão e passe-os por água quente. Não os coloque logo de seguida mas sim depois da primeira neve que cair. Os pássaros frequentam menos um comedouro que ficou vazio durante as semanas precedentes. Esta precaução limita o risco de contaminação dos pássaros se houverem alguns indivíduos que estejam doentes, especialmente a varíola aviária, que atinge os pássaros. Uma boa prática também consiste em separar os pontos de alimento para limitar as brigas, fontes de infecção e enfraquecimento dos pássaros.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101