A cinza, tesouro para o jardim

Aqui tem um adubo gratuito e benéfico ! Não a deite fora, antes pelo contrário, ofereça-a ao seu jardim...

O que a cinza tem de bom

Este resíduo é rico em certos elementos interessantes para as plantas. Podemos encontrar compostos alcalinos à base de potássio, magnésio, cálcio e sódio, assim como vários elementos minerais como o fósforo, o enxofre, o silício, o ferro e muitos outros. A cinza proveniente de troncos de madeira ou de granulado de madeira tem a mesma composição. Quanto às propriedades úteis, a cinza age como corrector de solo. Aumente o pH pois é maioritariamente composta de elementos alcalinos. Também acrescenta oligo-elementos, esses elementos nutritivos que as culturas hortícolas necessitam em pequenas quantidades. No entanto não funciona como adubo.

A cinza, tesouro para o jardim

Evite

As cinzas de carvão que contêm metais pesados, não devem ser utilizadas no jardim. No entanto, as cinzas do grelhador, da fogueira de jardim ou da braseira podem ser usadas, desde que não tenham compostos de hidrocarbonetos (os cubos que se utilizam para acender).

Como utilizar?

A cinza utiliza-se depois de estar completamente fria. Pode espalhá-la até cerca de 3-4 pazadas por m² (cerca de 2 kg). Perto do pé das árvores de fruto pode colocar até cerca de 1 kg. Ao espalhar uma grande quantidade de cinza irá modificar a estrutura do solo e pode formar depois, uma pasta colante. A cinza é mais útil quando colocada depois das grandes chuvadas no fim do Inverno, na superfície da terra onde passou levemente o ancinho. O que deve saber: a cinza pode ser usada mesmo depois de molhada.

1 Espalhe-a em nuvem com a mão, com gestos largos, um pouco acima do solo para que não se espalhe, voando.
A cinza, tesouro para o jardim
2 Passe o ancinho por cima caso a terra deva ser usada dentro de pouco tempo.

A cinza, tesouro para o jardim
A cinza, tesouro para o jardim

Outros usos

Na horta, na época de plantação : no meio das carreiras de couves, de batatas, espargos e outros legumes exigentes em alimentação dispersando 1 kg de cinza a cada 5 m².

No composto : Pode utilizar um pouco de cinza, peneirando-a e incorporando 1 kg de cinza para cada 100 l de materiais em decomposição. Misture bem e espere alguns meses antes de repetir a operação.

Como desinfectante : se não tiver pasta cicatrizante a jeito para cuidar de uma ferida na árvore ou um corte, poderá aplicar cinza seca na zona.

Contra as lesmas : A cinza é um bom obstáculo para os moluscos desde que não esteja demasiado molhada.

A cinza, tesouro para o jardim

Faça um leite

A cinza pode diluir-se na água e tem outras utilizações diferentes de quando está seca. Dilua a cinza peneirada, em água de modo a obter uma pasta líquida. Isto chama-se um “leite de cinzas”. Pincele o tronco das árvores de fruto com esta mistura até à base dos ramos principais. Esta aplicação luta contra as formas hibernantes de certas doenças. Como rega junto dos legumes de grande desenvolvimento ou de sebes já bem instaladas, o leite dará uma ajuda muito útil. É incrível tudo o que pode fazer com a cinza da madeira!

M. Jean-Michel GROULT
 
Créditos: Franck Boucourt (salvo indicação em contrário)
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101