Saiba tudo sobre os bambus

Os bambus são hoje em dia muito procurados na Europa. A grande variedade oferecida por esta família de plantas pode satisfazer cada um de nós. Que tenha o desejo de criar um ambiente vegetal, ou muito simplesmente se precisar de intimidade, um bambu será feito com certeza para si ! Alguns vão plantá-los em maciços, em cobre-solo, ou mesmo em pequenas florestas. Outros vão utilizá-los para formar uma sebe ou um ecrã vegetal, na terra ou em jardineiras. Por último, o bambu, excelente colonizador, poderá ser utilizado para fixar ribas ou outeiros.

A escolha é vasta, mas tome cuidado a não se enganar na compra dos seus bambus:

colmo Bambus Invasivo

- A altura: Alguns bambus têm uma altura adulta que não ultrapassa uma dezenas de centímetros, enquanto outros podem atingir 8 a 10 metros. O seu crescimento é muito rápido, não pense podar os seus bambus para mantê-los na altura desejada. Portanto, escolha o tamanho desde o início que convirá o melhor ao seu projeto.

- O colmo: Vermelho, amarelo, preto, estriado, mousquetade (manchado), torto, de alguns milímetros a vários centímetros de diâmetro, o colmo dos bambus é um elemento decorativo essencial. Faça-se prazer em criar verdadeiros quadros vegetais.

- A folhagem: Poderá ser ligeira ou densa, as vezes recaída, as vezes erigida. Verde uniforme, matizada de branco, matizada de amarelo, finas ou largas, as vezes perfumadas, as folhas são um critério de escolha tão importante como as canas.

- As raizes: Devemos falar aqui de rizomas. Um rizoma é um talo subterrâneo que tem ao mesmo tempo as raizes e os brotes dos quais serão oriundas as canas (talos). Alguns bambus têm um rizoma que traça. O que significa que o talo subterrâneo destes bambus desenvolve-se em todas as direções, e que pode portanto aparecer novas canas a vários metros da plantação inicial. Neste caso, será necessário estabelecer uma barreira contra os rizomas para conter as raizes e evitar uma invasão difícil de controlar...

Bambus Rizoma paquimorfo

...Em contrapartida, alguns bambus cespitosos, ou seja que têm um sistema raciniano que não traça (como os fargesias, por exemplo). Não são invasores e portanto muito procurados. No entanto, oferecem uma escolha menos importante.

Verdade ou falso bambu ?
Por último não confunda os verdadeiros bambus formados por canas com os bambus sagrados (Nandina), cujo o porte é silvado e nunca vai produzir canas. As suas folhas no entanto assemelham-se as dos bambus, daí o seu nome.

Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854