Gramíneas gigantes, os bambus estão na moda mas não têm a unanimidade. Têm uma bela folhagem e canas bonitas mas não dão flores nem frutos. Por isso é necessário associá-los com outras plantas...
Jardim do Planbuisson
Antes de plantar...
Os bambus podem-se dividir em três categorias: os anões (não têm mais de 1,20m de altura quando adultos), os médios (os que medem entre 1,20m e 3 m) e os gigantes que, com condições favoráveis podem ultrapassar os 10 m de altura. Num jardim pequeno, uma única planta de bambu grande poderá ocupar todo o espaço disponível! Deve escolher o bambu em função do tamanho final que poderá atingir.
A outra característica dos bambus é a formação de rizomas, isto é, ramos subterrâneos que são muitas vezes chamados “as raízes” dos bambus. Estes rizomas propagam o tufo de longe e podem colonizar a zona à volta até vários metros de distância. Como os rizomas não conhecem o limite da propriedade, podem convidar-se para casa dos vizinhos e causar problemas de vizinhança. Os bambus tornam-se mais invasivos num solo seco que num solo húmido e também mais invasivos num solo arenoso que argiloso. Os bambus da variedade Fargesia nunca formam rizomas: pode plantá-los sem problemas. Não gostam do sol directo e fazem parte dos bambus de sombra. Resumindo, são perfeitos para os pequenos jardins da cidade!
Jardim do Planbuisson
Na altura de plantar
Se, se tratar de uma variedade invasiva, logo de início, instale uma barreira para as raízes. Trata-se de um feltro especial que os rizomas não conseguem atravessar para avançarem. Abra um buraco bastante largo (pelo menos 1,50 m de diâmetro no caso de uma variedade grande, como os Phyllostachys), e coloque na beira, uma barreira para as raízes, com 50 cm de altura. Coloque composto pronto ou um fertilizante de libertação lenta pois os bambus são vorazes. Não desfaça o torrão. Além de não ser necessário fazê-lo será quase impossível consegui-lo! Quando plantar e durante o primeiro ano regue copiosamente os bambus.
Cuidar deles
Depois dos bambus se terem enraizado, basicamente apenas necessitam de água e de fertilizante. Mas o bambu pode resistir a uma seca passageira; as folhas enrolam-se sobre elas e ficam com uma cor mais amarela que nas semanas anteriores. Se não tiver instalado uma barreira à volta das raízes, vai ser necessário lutar contra os rebentos que crescem do tufo, cortando-os rente ou melhor ainda, seccionando o rizoma onde crescem e assim irão murchar. Cuidado para não partir os jovens rebentos pois são muito frágeis. Fica mais bonito se limpar a base dos caules, isto é, cortar rente os pequenos ramos que crescem junto à base dos caules dos bambus. Não é uma tarefa indispensável.