Estes frutos pequenos e fáceis de cuidar precisam de algumas tesouradas, mais ou menos de dois em dois anos para que mantenham o vigor para continuarem a produzir e não envelheçam. A poda não é complicada. Não deixe de a fazer!
Ramo novo em vez de ramo velho
A groselha preta e a groselha são arbustos. Não formam um tronco principal mas múltiplos ramos que crescem de um ponto único, rente ao solo. Para manter estes pequenos frutos saudáveis, deve encorajar a renovação dos ramos. Os frutos mais grossos e os cachos mais cheios formam-se nos caules mais jovens, formados no ano anterior. Ao podá-los este ano, está a trabalhar para a colheita do próximo ano!
Quando deve podar
A época ideal para a poda da groselha e da groselha preta situa-se entre Novembro e Fevereiro mas é possível podar um pouco antes ou depois deste período caso os arbustos não produzam ou se não tiver outra possibilidade. Também é possível podar depois da colheita mas o resultado não é tão bom como quando o fizer no Inverno. Podem ser podados com qualquer tipo de tempo mesmo se não o deva fazer em tempo de geada.
A boa altura para os podar acontece quando as plantações têm pelo menos três anos. Os ramos antigos começam a acumular-se e deve então, pensar em renová-los.
O método
Os arbustos podam-se cortando os ramos mais antigos, todos os anos. Este método tem a vantagem de fazer com que todos os anos haja colheita pois há ramos novos a formarem-se todos os anos. Basta tomar atenção aos ramos antigos. A sua casca é mais desmaiada que os outros, são mais ramificados e têm um pouco de líquen colado. Corte-os rente mas retire menos de metade dos ramos.
Reduza de um terço, o tamanho dos ramos do ano anterior se estiverem compridos e maiores que o resto dos ramos. Deixe crescer os rebentos que forem aparecendo na base das plantas durante a época de verão: representam o futuro!
Uma alternativa radical
Consiste em efectuar um corte rente de três em três anos ou de quatro em quatro anos para regenerar todos os ramos. Mas se o fizer não terá frutos durante um ano. É, no entanto, uma boa solução para rejuvenescer uma planta que não foi cuidada durante vários anos.
Cada variedade tem uma poda diferente
A groselha preta e a groselha têm preferências mesmo se o princípio for idêntico para todos.
Groselha preta
Poderá podá-los de três em três anos pois acumulam menos ramos que as groselhas. Nos jardins pequenos deixe os ramos crescer em altura, podendo guardar apenas 4 ou 5 por pé, para que ocupem menos espaço no colo.
Groselheira espinhosa
As groselhas de frutos grandes formam poucos ramos à base mas são muito ramificados. Efectue uma pode leve todos os anos para melhorar a difusão da luz. Retire a parte dos ramos que está virada para o interior. Corte rente os pequenos ramos fracos pois não darão frutos.
Groselheira com cachos
Têm s mesmas preferências que a groselha preta. Faça uma poda severa nos ramos velhos para favorecer o aparecimento de ramos novos.
O líquen, convidado frequente
Aparece mais frequentemente nos ramos da groselheira espinhosa que nos da groselha preta ou da groselha com cachos. Não é um problema. Contrariamente ao que se pensa não é o líquen que reduz a força da planta mas a falta de poda! A verdade é que se o líquen teve tempo de cobrir os ramos, é que já faz muito tempo que estes não foram renovados. Podar as groselhas correctamente fará tudo entrar na boa ordem, de forma natural!