Poda da groselha e da groselha preta

Estes frutos pequenos e fáceis de cuidar precisam de algumas tesouradas, mais ou menos de dois em dois anos para que mantenham o vigor para continuarem a produzir e não envelheçam. A poda não é complicada. Não deixe de a fazer!

Poda da groselha e da groselha preta
Para poder colher groselhas e afins não se esqueça de podar.

Ramo novo em vez de ramo velho

A groselha preta e a groselha são arbustos. Não formam um tronco principal mas múltiplos ramos que crescem de um ponto único, rente ao solo. Para manter estes pequenos frutos saudáveis, deve encorajar a renovação dos ramos. Os frutos mais grossos e os cachos mais cheios formam-se nos caules mais jovens, formados no ano anterior. Ao podá-los este ano, está a trabalhar para a colheita do próximo ano!

Quando deve podar

A época ideal para a poda da groselha e da groselha preta situa-se entre Novembro e Fevereiro mas é possível podar um pouco antes ou depois deste período caso os arbustos não produzam ou se não tiver outra possibilidade. Também é possível podar depois da colheita mas o resultado não é tão bom como quando o fizer no Inverno. Podem ser podados com qualquer tipo de tempo mesmo se não o deva fazer em tempo de geada.

A boa altura para os podar acontece quando as plantações têm pelo menos três anos. Os ramos antigos começam a acumular-se e deve então, pensar em renová-los.

Poda da groselha e da groselha preta
Retire os ramos mais antigos.

O método

Os arbustos podam-se cortando os ramos mais antigos, todos os anos. Este método tem a vantagem de fazer com que todos os anos haja colheita pois há ramos novos a formarem-se todos os anos. Basta tomar atenção aos ramos antigos. A sua casca é mais desmaiada que os outros, são mais ramificados e têm um pouco de líquen colado. Corte-os rente mas retire menos de metade dos ramos.

Reduza de um terço, o tamanho dos ramos do ano anterior se estiverem compridos e maiores que o resto dos ramos. Deixe crescer os rebentos que forem aparecendo na base das plantas durante a época de verão: representam o futuro!

Poda da groselha e da groselha preta
Reduza o tamanho dos ramos compridos, jovens.

Uma alternativa radical

Consiste em efectuar um corte rente de três em três anos ou de quatro em quatro anos para regenerar todos os ramos. Mas se o fizer não terá frutos durante um ano. É, no entanto, uma boa solução para rejuvenescer uma planta que não foi cuidada durante vários anos.

Cada variedade tem uma poda diferente

A groselha preta e a groselha têm preferências mesmo se o princípio for idêntico para todos.

Poda da groselha e da groselha preta

Groselha preta

Poderá podá-los de três em três anos pois acumulam menos ramos que as groselhas. Nos jardins pequenos deixe os ramos crescer em altura, podendo guardar apenas 4 ou 5 por pé, para que ocupem menos espaço no colo.

Poda da groselha e da groselha preta

Groselheira espinhosa

As groselhas de frutos grandes formam poucos ramos à base mas são muito ramificados. Efectue uma pode leve todos os anos para melhorar a difusão da luz. Retire a parte dos ramos que está virada para o interior. Corte rente os pequenos ramos fracos pois não darão frutos.

Poda da groselha e da groselha preta

Groselheira com cachos

Têm s mesmas preferências que a groselha preta. Faça uma poda severa nos ramos velhos para favorecer o aparecimento de ramos novos.

O líquen, convidado frequente

Aparece mais frequentemente nos ramos da groselheira espinhosa que nos da groselha preta ou da groselha com cachos. Não é um problema. Contrariamente ao que se pensa não é o líquen que reduz a força da planta mas a falta de poda! A verdade é que se o líquen teve tempo de cobrir os ramos, é que já faz muito tempo que estes não foram renovados. Podar as groselhas correctamente fará tudo entrar na boa ordem, de forma natural!

M. Jean-Michel GROULT
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854