A fumagina

As folhas parecem estar cobertas de fuligem? Não há dúvidas que se trata da fumagina, uma doença comum que aparece em presença de insetos picadores.

A fumagina

A fumagina

Os sintomas

Antes do aparecimento da fumagina, as folhas estão pegajosas pois estão sujas com as dejecções de insectos picadores. Aquando de uma infestação de intensidade fraca, as folhas parecem estar sujas como se estivessem cobertas de poeira. Quando as condições são favoráveis à fumagina (presença de inúmeros insectos picadores na planta), a poeira torna-se mais densa e acaba por formar uma camada que cobre a folha. A folhagem, situada no centro da planta, e na base é mais severamente atingida do que os rebentos jovens ou as folhas expostas à luz. A planta perde vigor rapidamente e as folhas cobertas de fumagina caem de maneira precoce pois foram privadas de luz.

O ciclo

Quando as folhas ficam cobertas de substância pegajosa proveniente dos insetos picadores, há um fungo que aparece e se desenvolve. Prolifera neste substrato que lhe é favorável e reproduz-se, ocasionando o aparecimento de uma poeira preta. A propagação da contaminação aparece quase instantaneamente. Quando o inseto picador desaparece da planta, o fungo não consegue manter-se e também desaparece.

Como lutar

A luta contra a fumagina passa imperativamente pela luta contra o inseto picador pois é através dele que ela se desenvolve. Comece por identificar o inseto em questão, que tanto pode ser um pulgão como uma cochonilha farinhenta ou uma cochonilha de carapaça. Atenção ! A presença destas últimas não é fácil de detetar. O pulgão também pode estar na origem do problema. Faça um tratamento inseticida adaptado ao parasita. Quando a planta estiver livre desta praga as folhas que ficaram pretas vão ficar assim. Limpe-as com uma esponja, com água morna.

Como evitar

A fumagina apenas se desenvolve nas plantas que têm animais picadores sendo então necessário cuidar que estes bicharocos não se consigam multiplicar nas plantas. As plantas que não são podadas e as que têm ramagem mais densa acabaram por sofrer mais do que as outras. Lave regularmente as plantas com a mangueira para as manter saudáveis. Os insetos picadores e a fumagina detestam ser incomodados pela água.

O que deve saber

O problema da fumagina aparece tanto no interior como no exterior, quase sempre em plantas de folhas coriáceas: loureiro, camélias, agrumes...

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854