O "pó branco" ou oídio

É uma doença que aparece frequentemente. Mas é mais desagradável do ponto de vista estético que perigosa. O oídio não é perigoso para a vida da planta mas pode diminuir-lhe o rendimento ou a floração.

O 'pó branco' ou oídio

O "pó branco" ou oídio

Os sintomas

As folhas ficam cobertas com um pó esbranquiçado, que se solta quando esfregamos com os dedos. Este pó cheira a fungos. Um ataque leve vai sobretudo atingir as folhas mais velhas. As infestações mais importantes atingem a folhagem nova, os botões de flores e os ramos. A planta pode ficar completamente coberta de pó branco e vai perder o seu vigor ou então dar muito menos flores.

O ciclo

O pó branco é causado por um fungo patogénico cujos germes microscópicos ficam à espera de condições favoráveis para se multiplicarem na superfície das folhas. Tanto necessita de calor como de humidade para poder entrar em atividade. O germe microscópico vai emitir filamentos que se enraizam nas células da folha tornando-se um parasita. O crescimento é muito rápido desde que as condições favoráveis perdurem. Se, se tornarem desfavoráveis, o fungo interrompe o seu desenvolvimento e retoma-o depois. No início da infestação aparecem pequenos pontos brancos espalhados na superfície das folhas. Uma espécie de felpa esbranquiçada vai-se espalhando em poucas semanas, especialmente no final do verão.

Como lutar

A luta contra o oídio é apenas necessária do ponto de vista estético nas plantas mais sensíveis (astéres, abóboras). Na verdade, trata-se de uma planta dita “oportunista”, que se desenvolve nos orgãos vegetais enfraquecidos, em fim de vida. Cortar as partes mais atingidas é um bom gesto para limitar a expansão do oídio. O pó branco é bastante sensível à pulverização com enxofre molhável ou com calda bordalesa. Também é possível tratar com produtos suaves como o extrato de cavalinha ou de alho. Seja qual for o método, para ser completamente eficaz deverá ser feito logo que apareçam os primeiros sinais de ataque.

Como evitar

Mesmo não sendo possível prevenir completamente esta doença, os bons gestos evitarão que tome grandes proporções. A melhor maneira de se prevenir contra o pó branco é plantar variedades resistentes. Regra geral, as variedades recentes são muito mais sólidas do que as antigas. Se quer cultivar as plantas sensíveis faça-o num local que não seja favorável à doença: plante-a, de preferência, numa parte do jardim onde o ar circule e onde a água não estagne muito tempo depois da chuva.

O que deve saber

O oídio não se transmite entre plantas de tipo muito diferente. Mesmo se a doença parece identica nos astéres, nas abóboras e nos bordos, com os mesmo sintomas, tratam-se de oídios específicos a cada um. Desta forma a abóbora que tem as folhas brancas não pode transmitir a doença aos astéres que estão ao lado. Mas se a abóbora apanha o fungo branco é porque as condições são favoráveis a este tipo de fungo e é bem provável que os astéres apanhem o “seu” oídio em breve!

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101