Cuidar das framboesas

Bem podados, estes arbustos com pequenos frutos ocupam pouco espaço e produzem o suficiente para toda a família petiscar, pelo menos uma vez por ano. Razões suficientes para aproveitar!

Cuidar das framboesas

Bom carácter

A framboesa aprecia quase todas localizações, de preferência não muito quentes, em terra leve e ácida. O calcário e os solos pesados e compactos não são adequados a não ser que o enriqueça com substrato de plantação antes de as plantar. A framboesa não se importa com terrenos pobres ou com pedras e produz muito bem à sombra, o que é coisa rara nas plantas com frutos.

A saber: basta ter uma variedade para ter frutos pois a framboesa não necessita de ser.

A plantação: simplicíssima

Coloque a framboesa no local que deseja de preferência em altura de tempo húmido e ameno, entre Outubro e Março. Pode plantar-se durante todo o ano mas deve ter o cuidado de regar quando o tempo estiver seco. Areje a terra em profundidade, enriqueça a terra com húmus (substrato de plantação, composto desfeito, etc.). Enterre as raízes a 3 centímetros de profundidade. Os caules começam, por vezes, a produzir logo no primeiro ano mas deverá esperar 2 a 3 anos antes de poder ter colheitas melhores.

Cuidar das framboesas
A framboesa pode plantar-se em qualquer época, mas basicamente na época fria.
Cuidar das framboesas
Regue imperativamente as plantas novas durante o primeiro ano.

A poda de Inverno

Deve efectuar uma poda de Inverno nas framboesas se quer que fiquem saudáveis e se quer continuar a colher framboesas bonitas. Os arbustos produzem uma vez por ano (framboesas não remontantes) ou duas vezes (framboesas remontantes).

Cuidar das framboesas

Não remontantes

É fácil ocupar-se das que dão apenas uma vez por ano. Corte, rente ao chão, as que deram fruto e as outras serão podadas à metade da sua altura.

Remontantes

Para as framboesas que dão duas vezes no ano, a arte da poda tem a ver com o conhecimento das hastes. A diferença entre as que deram frutos na Primavera e que são cortadas rente ao chão, e as que deram alguns frutos no Outono e que se cortam por metade. Se tiver dúvidas, deve apenas cortar metade da altura e esperar pelas folhas. No Inverno também pode plantar framboesas. As plantas jovens serão colocadas num rego um pouco profundo no qual terá colocado algum estrume de cavalo.

Atenção, invasora!

Em solos leves e frescos, as framboesas podem rebentar com frequência e espalharem-se para fora dos limites. Nos jardins pequenos deverá limitar a cultura com um feltro que impedirá as raízes como se faz com os bambus.

As doenças

A framboesa tem poucos inimigos mas podem ser aborrecidos. Procure-os para os prevenir e os combater.

A lagarta da framboesa: não provoca grandes problemas. Destrua os frutos atingidos para limitar a infestação.

Cuidar das framboesas

O percevejo-fedorento: estes picam a fruta e dão-lhe um sabor desagradável. Pulverize enxofre na base dos caules para os dissuadir de subir pelos ramos ou então retire-os com jactos de água, antes da colheira.

Cuidar das framboesas

A drosophile suzuki: é uma pequena mosca que põe os ovos nos frutos que estão no arbusto, no fim do Verão. Apanhe as framboesas à medida que forem amadurecendo. Caso o ataque seja grande coloque um a tela anti-insecto, sobre os pés, envolvendo-os completamente.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101