Cuidar das camélias

Este arbusto tem reputação injustificada de ser uma planta difícil. A camélia necessita apenas de cuidados simples e gosta sobretudo de estabilidade. Dando-lhe isso, ela o recompensará durante muitos anos !

As camélias de flores dobradas grandes crescem mais rápido do que as outras

As camélias de flores dobradas grandes crescem mais rápido do que as outras

Cada variedade tem o seu ritmo

As camélias são muito variadas e cada tipo, tal como as roseiras, tem um ritmo de vegetação pessoal.

- As camélias com folhas brilhantes e flores como pompons, geralmente dobradas, (camélias com flor de peónia), crescem lentamente (10-20 cm por ano). Não ultrapassam os 2 metros.

- As camélias com folhas escuras e mates, com flores simples ou meio-dobradas (camélias chamadas “reticulatas”), que crescem rápido (até 40 cm por ano). Podem atingir 3 metros e mais.

- As camélias sasanqua, geralmente, com flores simples e pequenas, mas precoces e muito perfumadas, podem atingir 3 metros e crescem rápido.

- As camélias "paisagem" são camélias com pequenas flores e que não ultrapassam 1,5 m de altura.

- A camélia-chá ou planta do chá, é uma camélia que é cultivada pela sua folhagem. Não gosta do frio e não ultrapassa 1 m de altura.

Necessidades idênticas

Todas as camélias, sem excepção, têm quatro inimigos e seja qual for o tipo de camélia são perigosos para todas.

Excesso de calcário (teste o pH do solo para saber se é calcário). Enquanto o solo for enriquecido com matéria orgânica (composto bem feito, correcção orgânica ou terra ácida), não há problema. Durante a manutenção coloque restos das coníferas em cobertura de solo junto do pé (agulhas dos pinheiros, restos dos cortes da sebe…) pois vão acidificá-lo.

Terra seca: impede os arbustos de se desenvolverem e pode mesmo matá-los. O solo nunca deve estar seco… mas também não deve estar encharcado pois não são plantas de pântano! Neste caso, também, a cobertura de solo ajudará a que não necessite de regar demais. Quando uma camélia tem sede fica mais vulnerável às doenças, em especial ao ataque da cochonilha.

Correntes de ar: estas fazem cair os botões e diminuem o tempo de vida das flores. Em vaso, coloque-as numa exposição abrigada do vento.

Sol directo: as camélias são plantas de meia-sombra. Um pouco de sol de manhã (2-3 horas) é bom mas o sol da tarde queima-as e descolora as folhas (este sintoma poderá parecer efeito do calcário ou de falta de adubo). Tenha o cuidado de não as deixar queimar!

Ao preparar a plantação

Ao preparar a plantação faça um buraco grande e adicione bastante matéria orgânica

Enterre depois o torrão cobrindo-o com 3-5 cm de terra

Enterre depois o torrão cobrindo-o com 3-5 cm de terra : as raízes não devem ficar ao cimo do solo! De seguida regue generosamente

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101