Qual trufa escolher em função do solo e do clima ?

O efeito “terra-mãe” da mesma maneira que para o vinho é fundamental. Se o Périgord, a Bourgogne ou o Sudeste da França são famosos para as suas terras-mãe, podemos implantar a trufa em muitas outras regiões do mundo.

Qual trufa escolher em função do solo e do clima ?

Terreno típico da cultura da trufa do Périgord

Podemos por exemplo, escolher implantar a Melanosporum em Charente Poitou ou ainda a Uncinatum na Meuse, com limites principais o Clima e a presença ou ausência de calcário no solo.
Encontrará abaixo algumas recomendações para não enganar-se.

 

Observar o seu ambiente natural

Aumentamos as nossas possibilidades de sucesso quando planta-se num meio naturalmente com trufas. A flora presente na parcela ou arredores é um bom indicador : bordo de Montpellier, silvas, roseira, corniso, junípero, lavanda, festuca ovina, sédum elevado, bromo erigido, carex de Haler, serpão são o sinal que o terreno escolhido é propício.

Os limites climáticos:

- A trufa Preta do Périgord é colhida no inverno, à fraca profundidade, e pode portanto congelar. Também precisa de um solo que se aquece bem na primavera, quando o micélio começa a actividade. É por isso que a rencontramos da Loire até em zona mediterrânica e nas planícies e nas inclinações expostas sudeste à sudoeste, protegida dos ventos frios e secos.

- A trufa do Bourgogne é colhida de setembro a novembro antes das geadas as mais fortes. Pode-se portanto, implantar mais ao norte. Encontra-se de resto plantações na ilha de Gotland na Suécia.

Qual trufa escolher em função do solo e do clima ?

Um solo pedregoso é normalmente drenado, portanto favorável ao desenvolvimento das raizes

Os limites geológicos:

- Tuber melanosporum (a trufa Preta do Périgord) cresce apenas nos solos com calcários, ricos em cálcio, com um pH óptimo compreendido entre 7,5 e 8,5. Seja qual for estes tipos de solos, sua estrutura deve ser grumosa e pedregosa, para garantir uma boa drenagem do terreno e uma boa exploração pelo micélio do fungo. É preciso evitar os solos compactos com a textura demasiada argilosa, 40% é o limite. O teor em calcário total deve ser no mínimo de 8% e o teor de calcário que se pode trocar CaO no mínimo de 4%. Os solos devem por último ser bem equilibrados em elementos minerais e matéria orgânica : o relatório carbono sobre azoto (C/N) deve ser vizinho de 10.

- Tuber Uncinatum é uma trufa que se adapta à solos ao pH compreendido entre 7 e 8. O teor em matéria orgânica deve ser equilibrado. O relatório carbono no azoto (C/N) pode atingir 20. O teor de argila pode subir a 60%.

Qual trufa escolher em função do solo e do clima ?

Primeiro teste a realizar : deite algumas de gotas de ácido (vinagre branco, ácido sulfúrico) no solo. Se tiver espuma, o seu solo é calcário !

Evite as micorrizas concorrentes

É necessário plantar sobre solo são sem concorrentes da Trufa. O melhor solo portanto terá sido cultivado desde muito tempo, sem desflorestamento recente. Com efeito, as madeiras mantêm os fungos micorrizanos que poderiam entrar mais tarde em concorrência com a trufa e contaminar as novas plantas. A vinha, os cereais, os pomares e os prados são antecedentes entre os mais favoráveis.

Analisar o seu solo

Para conhecer o estado físico-químico da sua terra, é recomendado fazer uma análise pelo laboratório especializado. Dirigir-se ao laboratório departamental o mais próximo.

 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101