Os viveiros Planfor estão situados no coração do maciço das Landes na Gasconha.
Especializada na produção de jovens plantas em torrão, a Planfor cultiva-os em cestos perfurados para obter o melhor sistema radicular. A produção é, hoje em dia, muito diversificada: comporta mais de 400 variedades de árvores e arbustos mas o pinheiro bravo é o que representa a maior percentagem.
Em 2009, mais de 200.000 hectares do Maciço das Landes na Gasconha foram destruídos pela tempestade Klaus. O Plano Chablis foi então elaborado pelo governo francês. O objectivo deste plano que foi estabelecido até 2017, é estabelecer a reconstituição total do maciço.
Durante a época 2012/2013, os viveiros Planfor comercializaram 18,5 milhões de jovens plantas e destas cerca de 17,1 milhões eram pinheiro bravo (pinus pinaster) o que representa 35% da produção nacional.
A Planfor tem assim o seu lugar de especialista na área do pinheiro bravo e participa directamente na reflorestação de cerca de 13.000 hectares por ano, num programa anual de 30.000 hectares.
As plantas de pinheiro bravo produzido nos viveiros da Planfor têm todos, origem em sementes melhoradas. Os programas de melhoramento têm essencialmente base nos vários critérios de selecção – vigor, rectidão e adaptação ao terreno. Estes pinheiros bravos com grande potencial de produção são utilizados na área de reflorestação por plantação.
Os viveiros Planfor estão implicados, há bastante tempo, na pesquisa de melhoramento genético do Pinheiro bravo. Investiram na plantação de 2 grandes plantações de sementes: uma para produzir a semente do Pinheiro bravo de 3ª geração e a outra para produzir a semente do Pinheiro bravo de Córsega.
O ciclo de produção de jovens plantas de Pinheiro bravo deve permitir fornecer plantas de qualidade durante toda a época de plantação.
Na Aquitânia, a época de plantação começa, geralmente, no início de Setembro para termina rem Julho.
No viveiro, as plantas de pinheiro bravo são assim, semeadas todos os anos entre Maio e Setembro.
As primeiras plantas semeadas são plantadas na floresta logo em Setembro e as últimas plantas são plantadas durante o mês de Julho do ano seguinte.
Mais de 95% da reflorestação de pinheiro bravo, é feita, hoje em dia, com plantas em torrão.
A qualidade das plantas de pinheiro bravo em torrão é assim essencial para o Maciço das Landes na Gasconha.
Os critérios que ajudam a definir esta qualidade são os seguintes:
As raízes e o torrão
As raízes das árvores têm 2 funções essenciais, a nutrição da árvore e a estabilidade mecânica. Se uma destas funções é alterada, isto pode comprometer bastante o crescimento das árvores e assim também a produção de madeira.
É assim muito importante que as plantas em torrão tenham um sistema radicular sem grandes deformações e assim garantir o bom desenvolvimento das árvores futuras.
Em 1993, a Planfor inova e desenvolve as suas próprias placas de cultura para poder responder a esta problemática.
E vai assim, receber o Grand Prix da industrialização.
É graças a estas placas de cultura que a Planfor produz plantas em torrão com sistema radicular denso, com inúmeros nódulos radiculares e sem deformações
A parte aérea
A qualidade da parte aérea duma planta de pinheiro bravo define-se pelos critérios seguintes:
- Uma planta equilibrada com uma boa relação entre a altura e o diâmetro da base;
- Presença de axilares;
- Boa coloração e ausência de feridas
Os cestos de cultura com volume de 200 cm3 têm uma superfície disponível para o desenvolvimento da parte aérea de 25 cm2.
Os cestos com volume de 100 cm3 têm uma superfície de 16 cm3, ou seja, uma redução de 36%.
A Planfor preferiu produzir plantas de Pinheiro bravo com torrões de 200 cm3.
Assim existe uma variável grande na altura das plantas sem que haja desequilíbrio com o diâmetro da base.
Além disto, a quantidade de elementos nutritivos disponíveis no torrão e a capacidade de retenção de água são bastante superiores.
Facilidade de entrega
Depois de cultivadas, as plantas devem ser entregues no local de plantação.
Devem ser carregadas, transportadas e descarregadas sem a qualidade sofra.
A Planfor retira as plantas da placa de cultura e acondiciona-as em caixotes em madeira, embalagem ecológica não poluente e de reutilização fácil.
O acondicionamento obedece a regras rigorosas correspondentes ao caderno de encargos dos clientes e às normas de qualidade fixadas internamente.
Cada caixote contém 50 plantas de tamanho homogéneo. Estes caixotes são identificados por meio de etiquetas que permitem rastrear o produto: nome da variedade, região de origem...
Estas plantas acondicionadas são, de seguida, colocadas em paletes e enviadas pelo transportador.
Facilidade de armazenagem
A Planfor fornece aos seus Clientes todos os conselhos necessários ao bom armazenamento das plantas de plantação.
As plantas Planfor podem ser armazenadas vários o que facilita a organização do local de plantação.
Facilidade de plantação
A plantação é o ponto final de meses de cultura e de cuidados no viveiro e vai, sobretudo, condicionar todo o desenvolvimento das árvores futuras. A perícia e a habilidade do plantador são essenciais mas ele também deve ter à sua disposição plantas que sejam fáceis de plantar.
A Planfor privilegia o acondicionamento de 50 plantas para que os caixotes não pesem mais de 10 quilos cada um.
A Planfor estudou suportes de caixotes que facilitam o transporte das plantas nos terrenos. O peso fica nos ombros do plantador e este tem as mãos livres para a plantação. O torrão não mede mais de 10 cm de altura e mantém-se bem.
O plantador pode plantar o torrão bem direito facilmente e sem acalcar demasiado.
Uma planta de qualidade é, sem dúvida, o produto de vários factores.
Se um dos factores é mau, o resultado global fica comprometido, o que neste caso se traduz pela obtenção de árvores de qualidade e de futuro.
As condições climáticas variam de um ano para o outro mas as jovens plantas de pinheiro bravo devem ter qualidade constante durante toda a época de plantação.
O « know how » da Planfor reside assim, no facto de reproduzir industrialmente, a cada nova época, jovens plantas em torrão e de qualidade.
Isto é o fruto de muita Pesquisa e Desenvolvimento e muito conhecimento adquirido ao longo dos anos.