As plantas de interior

Nos nossos apartamentos, as plantas têm todas as condições para se darem bem. Pois estão à mão para tomarem conta delas. De forma a guardá-las mais tempo, tem que cuidar delas como sendo verdadeiras plantas e não as colocar num canto depois de as comprar!

 

Antes de plantar...
Em primeiro lugar, pense na luz: é o factor mais importante! As plantas necessitam de luz para se desenvolverem pois é uma fonte de energia. O que acontece por vezes é que as nossas divisões são sombrias. Imagine: uma lâmpada económica que consuma 50 watts é suficiente para iluminar 10 metros quadrados. É suficiente para vermos e para ler! No verão e ao meio-dia, o sol oferece-nos não 5 watts por metro quadrado… mas 1 000 watts! Uma divisão muito luminosa, virada a sul, vai receber, no máximo, 10% dessa energia. Necessitamos escolher plantas para o interior que sejam resistentes à sombra. As dieffenbachias, as aglaonémas, as heras e os fetos de interior podem crescer numa divisão que tenha pouca luz do sol, na proximidade de uma janela. As plantas carnudas e os cactos necessitam de luz directa. Coloque-os o mais perto possível da janela, habituando-os progressivamente. Se estiveram num local com pouca luz poderão apanhar "um escaldão".

Adapte também o composto (a « terra » em que cultiva a planta) em função das suas necessidades. As plantas de interior necessitam de um substrato rico em húmus, que deixe filtrar a água depois da rega. Não deve conter muita turfa pois quando seca é difícil de humedecer novamente.

Na altura de plantar
Depois de comprar uma planta de interior, mude-a de vaso. Dá um pouco de trabalho mas irá guardá-la mais tempo. Escolha um vaso um pouco mais largo que o vaso actual, com buracos de drenagem. Em cima de um plástico, retire a planta do vaso e desfaça a terra para libertar algumas raízes. Se o substrato é fibroso retire o que conseguir. Coloque 2 cm de bolinhas de argila no fundo do vaso novo e tape com alguns centímetros de substrato. Coloque a planta por cima e encha de terra à volta. Calque um pouco com as mãos ou com um pauzito. Deixe 2 cm livres até ao topo do vaso, regue abundantemente e coloque a planta num local bastante luminoso.

Cuidar delas
Limpe regularmente as folhas com uma esponja húmida, sem produtos para dar brilho. O pó suja as folhas. Dê um pouco de fertilizante caso a planta esteja a crescer bastante. Quando os caules crescem demais, com as folhas bastante espaçadas é sinal que têm pouca luz. Aproxime-a da luz. Se não quiser que a planta ocupe muito espaço, corte regularmente a extremidade dos ramos e será obrigada a ramificar.

 
M. Jean-Michel GROULT
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101