Esta doença aparece nos lugares confinados onde a humidade ambiente é bastante elevada. É muito contagiosa e pode causar estragos enormes nas plantas sensíveis.
A podridão cinzenta
Os sintomas
Muitas vezes, só quando a doença chega a um estado avançado é que damos pela sua presença. Os orgãos atacados ficam completamente murchos, moles. Ficam cobertos com uma camada espessa de bolor cinzento. Quando lhe tocamos parece que se solta uma espécie de fumo. Antes de chegar a este ponto, a podridão cinzenta levou os orgãos da planta a ficarem sem vida, murchos, o que passa despercebido pois não é espetacular. Todas as plantas que são guardadas no interior são susceptíveis de apanhar a doença. Também pode aparecer nos vegetais, no exterior, em épocas de tempo húmido, nas zonas mais espessas (botões de crescimento, frutos jovens...).
O ciclo
A podridão cinzenta é causada pela chegada de um esporo (germe microscópico) de fungo, levado pelo ar ou pleas patas dos insetos voadores. O fungo envia os seus filamentos nos tecidos vegetais e prolifera, causando o murchamento. Quando este atinge uma certa dimensão, os filamentos dão origem a orgãos reprodutores, e os orgãos vegetais atingidos ficam cobertos de uma substância com o aspeto de “pelo”. Estes depois vão também libertar por sua vez esporos, propagando a infeção a outras plantas. A podridão cinzenta desenvolve-se quando o ar está muito húmido. O fungo responsável necessita de uma atmosfera confinada para se desenvolver.
Como lutar
A primeira medida de luta contra a podridão cinzenta passa pela prevenção (ver um pouco mais abaixo). Quando a doença aparece a primeira coisa é baixar o nível de humidade ambiente, aumentando a ventilação do ar presente. A maneira de interromper a progressão da doença é fazer uma pulverização de calda bordalesa ou de enxofre molhável. Pó de carvão de madeira terá o mesmo efeito. É também necessário retirar todas as partes cobertas de bolor pois poderão contaminar o resto.
Como evitar
Se a cultura for mantida bem ventilada as condições não serão favoráveis ao desenvolvimento da podridão conzenta. No entanto, no caso de passar por uma época particularmente húmida, a podridão cinzenta vai estar bastante presente, provavelmente. Mais vale fazer uma pulverização de prevenção. Extrato de cavalinha diluido na água será, em princípio, suficiente. Nas culturas muito sensíveis (sementeiras novas em vaso ou mini-estufa), mais vale polvilhar com carvão de madeira em pó, e ir verificando que as pequenas plantas não estão num ambiente confinado.
O que deve saber
Na vinha, a "podridão nobre" que está na origem de vinhos com bastantes açucares, é causada pelo mesmo fungo responsável pela podridão cinzenta. Assim, há coisas que podem causar imensos estragos em algumas plantas e trazer coisas boas em outras!