As plantas e a poluição do ar

Por vezes elas sofrem mas noutros casos trabalham contra a poluição! Aprenda a utilizar os vegetais para melhorar o seu ambiente.

O que acontece com a poluição do dióxido de enxofre.

O que acontece com a poluição do dióxido de enxofre.

Os efeitos da poluição nas plantas

No ar à nossa volta, a poluição é constituída por gases tóxicos como o ozono ou o dióxido de enxofre, assim como de finíssimas partículas que se encontram em suspensão no ar. Nas plantas, os poluentes gasosos atacam as folhas formando zonas concêntricas mortas (secas) geralmente junto da borda das folhas. Quanto às partículas pretas, estas vão obstruir os poros respiratórios da folha. Privadas da luz por esta camada e a asfixiar, a folha morrerá rapidamente. O gás carbónico, no entanto, vai agir como um estimulante: para elas é como um adubo!

A helxine (em primeiro plano) é eficaz ao captar a poluição ambiente pois tem aspecto de musgo.

A helxine (em primeiro plano) é eficaz ao captar a poluição ambiente pois tem aspecto de musgo.

As plantas sensíveis e as plantas resistentes

Se o seu jardim se encontra numa zona exposta à poluição, evite as plantas que sofrem com a acumulação da poluição nas folhas ou dos ataques dos componentes tóxicos: os carvalhos de folhas caducas, as estevas, as coníferas (especialmente o pinheiro), os fetos, as faias, a alfazema, o rododendro e o rosmaninho.

Ao contrário, as plantas resistentes à poluição do ar têm as folhas espessas e cobertas com uma camada protectora. É o caso, por exemplo, da Colutea, o bambu, a cerejeira do Japão, a figueira, o ginko biloba, o azevinho, o teixo, o louro-cerejo, a hera, a magnólia (M. grandiflora), o pitósporo...

A salsa frisada também é eficaz ao eliminar a poluição: se estiver em zona de poluição não a consuma, utilize-a apenas para decoração!

A salsa frisada também é eficaz ao eliminar a poluição: se estiver em zona de poluição não a consuma, utilize-a apenas para decoração!

Despoluir o ar?

No exterior, a quantidade de ar é enorme para que se possa pensar em despoluir o ar. Mas o ambiente será mais saudável num sítio onde houver uma grande quantidade de plantas que possam funcionar como um filtro. Algumas plantas absorvem mais quantidade de poluição atmosférica que outras. São os vegetais que têm mais superfície para o intercâmbio com o ar ambiente ou porque as folhas são numerosas ou porque a sua forma é especial. As campeãs nisto são os musgos. Capturam mais poluentes do ar que as plantas com folhas grandes e que, aparentemente, oferecem menos superfície de contacto! As folhas com folhagem compacta como a salsa frisada ou os pequenos arbustos de folhas pequenas são também mais eficazes que os outros.

A magnólia não sofre com a poluição!

A magnólia não sofre com a poluição!

No interior, torne o ar melhor

O ar no interior da casa geralmente é mais poluído que no exterior pois à poluição do ar exterior junta-se a poluição emitida pelos aparelhos eléctricos, as tintas, as matérias sintéticas, etc. Assim, as plantas que crescem em vasos, no interior, têm a faculdade de limpar o ar de uma grande parte destes componentes. A planta age como um sensor enquanto que, as bactérias do solo, à volta das raízes, se encarregam de neutralizar os poluentes do ar. Todas as plantas em vaso podem agir desta forma e não há plantas especiais para um componente específico: o essencial é ter plantas à sua volta!

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854