Bem escolher o material de poda

Para bem podar é importante servir-se de boas ferramentas bem afiadas e não enferrujadas. A seiva é agressiva por isso passe, simplesmente, após uso um pano oleoso sobre as lâminas.

Bem escolher o material de poda

A tesoura de poda é perfeita para os ramos pequenos. Esta ferramenta permite obter um bom corte quando está em bom estado e bem mantida. Dois tipos de modelos, a tradicional com uma lâmina arqueada que vem cortar contra uma contra-lâmina fixa ; mais recente a tesoura de podar bigorna, com uma lâmina em D que vem apoiar-se sobre uma bigorna. Para obter um corte franco com um ou outro modelo o ramo deve ser posicionado o mais possível no interior e não sobre a ponta do instrumento. Tesouras de poda sobre bateria permitem cortar sem esforço ramos de forte diâmetro.

O instrumento para eslagartar é ideal para cortar os ramos altos e assim reequilibrar uma árvore sem ter de utilizar um escadote. É simplesmente uma tesoura de poda composta de uma pega de 2 à 8 m.

Bem escolher o material de poda

A tesoura de poda de força é uma tesoura de poda giganta com punhados de 20 à 40 de cm que permite exercer uma força mais importante para o corte dos ramos de grande diâmetro.

Bem escolher o material de poda

Uma serra ou ainda uma serra eléctrica é necessária para os grandes ramos e facilitar desta forma os trabalhos de poda. Existe numerosos modelos de serras, até dobrável para facilitar o transporte em toda segurança. Existe igualmente pequenas serras eléctrica sobre bateria, o sonho para o jardineiro !

Bem escolher o material de poda

A cisalha é indispensável para podar as sebes. A pega é deportada para limitar qualquer risco de ferida durante o trabalho. Que seja uma cisalha à mão, eléctrica, térmica ou bateria, é no entanto preciso ter uma certa habilidade. Faça pequenos gestos para afastar ligeiramente a ponta do instrumento do vegetal a podar. Isso permite dominar melhor o instrumento, e evitar os buracos e podas desastrosas difíceis a recuperar.

M. Denis RETOURNARD
Pépinières PLANFOR
RD 651
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854