Proteger as plantas nos vasos do frio

As plantas estão mais sujeitas ao frio nos vasos do que na terra. Não corra riscos e coloque-as ao abrigo da geada!

Proteger as plantas nos vasos do frio
Proteger as plantas nos vasos do frio
Pour ce palmier, il faudra protéger au moins la partie contenant les racines, s'il ne peut pas être mis tout entier à l'abri pour l'hiver.

As raízes são o seu calcanhar de Aquiles

Em todas as plantas, as raízes são sempre a parte mais frágil face ao frio. Pior que os ramos. Por isso, mesmo uma planta que pareça bastante resistente ao frio invernal, poderá ser prejudicada pelo frio do Inverno nas suas raízes. Na realidade, as raízes não têm protecções como as casca ou os botões. E não é necessário proteger todas as plantas. No entanto, alguns graus a mais fazem toda a diferença.

Os vasos que ficam na rua

Os vegetais mais rústicos como o pinheiro e o bordo, não necessitam de cuidados específicos pois resistem perfeitamente mesmo as raízes. São especialmente as plantas que não são muito resistentes na maior parte das regiões como a palmeira de leque (Trachycarpus) ou a oliveira cultivada em vaso, que deve proteger prioritariamente. A melhor solução para as proteger se as deixar na rua consistem em enrolá-las num material isolante como a tela de invernada ou plástico com bolhas. Este não é muito recomendado pois não deixa passar o ar e isto encoraja o aparecimento de bolores no interior durante o Inverno. Mas por vezes é suficiente apenas abrigar as raízes embalando o vaso e deixar os ramos ao ar livre.

Proteger as plantas nos vasos do frio
O pinheiro: mesmo num vaso sem protecção alguma não sofrerá.
Proteger as plantas nos vasos do frio
Enrole todo o vaso com material de protecção.

Os vasos que deve colocar ao abrigo

Todas as plantas que não suportam as temperaturas mínimas que regularmente encontra na sua região devem ser colocadas ao abrigo num local onde tenham apenas o calor suficiente para não gelarem. Com a aproximação do Inverno, reúna os vasos e coloque-os junto da parede, do muro ou da entrada para que os possa colocar ao abrigo logo que chegue o frio. No terraço ou na varanda prepare uma estufa desmontável para que possa colocar aí as suas plantas em vaso. Não esqueça que estas estufas pequenas são úteis para proteger do vento frio, da neve e de pequenas geadas mas não protegem do gelo e de temperaturas abaixo de -3°C.

Proteger as plantas nos vasos do frio
Sobreleve o vaso cerca de 2 cm com pequenas cunhas.

Em zona seca

Em todos os casos, não se esqueça de colocar os casos em altura. Deve impedir que a humidade estagne no fundo dos vasos assim como entre o vaso e o solo. As raízes ficariam encharcadas em permanência e seria tão prejudicial como o gelo! Coloque alguma altura como pequenas tábuas de madeira ou seixos, etc.

Reduza as regas

No inverno o metabolismo das plantas é reduzido, as suas necessidades em água também são reduzidas. A planta resiste melhor ao frio se tiver um pouco de sede e será mais sensível se for demasiado regada. Espace as regas e deixe a terra secar em superfície antes de colocar água novamente. Nos vasos que ficam na rua tenha também cuidado com a água do céu: no inverno chove bastante e os vasos de reserva de água podem ficar, por vezes, encharcados. Coloque-os um pouco mais perto da parede para que não recebam toda a chuva.

M. Jean-Michel GROULT
 
Crédits photos: Franck Boucourt (Sauf mention contraire)
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101