Início > Plantas > Plantas trufeiras

"A planta trufeira" ou Árvore micorriza pela Trufa

Produzir as suas próprias trufas é agora possível
Mais vale por todas as possibilidades do seu lado. Escolher plantas trufeiras de qualidade é portanto essencial. O fato que sejam controladas e certificadas pelo INRA garante-lhe utilizar o melhor material vegetal do momento.

Comprar uma planta trufeira

Trufa negra do Périgord - Tuber melanosporum

Planta Trufeira Azinheira
Planta Trufeira Carvalho
Planta Trufeira Aveleira

Trufa do Bourgogne - Tuber uncinatum

Planta Trufeira Carvalho
Planta Trufeira Aveleira
 

"As micorrizas (do grego : mukès = fungo, rhiz = raiz) são órgãos mistos formados por raizes e fungos simbiotes do solo".

A micorriza é uma associação com benefício mútuo entre um vegetal e um fungo. Uma só árvore é menos eficaz para tirar no solo, em quantidade suficiente, a maior parte dos elementos minerais cujos alimenta-se. O fungo do seu lado pode sobreviver apenas graças aos açúcares que a árvore fornece-lhe.
Na natureza, uma grande parte das espécies vegetais são micorrizas (na excepção das Crucíferas, Chenopodiaceas, Juncaceas, Saxifragáceas e algumas plantas aquáticas).

 

Os fungos de micorriza podem dar origem a um fruto ou carpophore cujos alguns são comestíveis como a TRUFA.

A técnica do plantio micorriza pelo fungo da trufa foi finalizado no laboratório INRA no início dos anos 1970. Em seguida, em estado selvagem em grande escala com a sociedade AgriTrufa.

Esta tecnologia reproduz o que a natureza realiza desde milénios, optimizando e acelerando o processo de micorriza.

 

A primeira etapa consiste a fazer crescer bolotas, avelãs ou outras sementes de árvores hóspedes num terrico isento de qualquer fingo que arrisca contaminar as raizes.
Em seguida transplanta-se estes plantules num substrato natural que contem spores de trufa que vão colonizar as raizes para formar a micorriza.
Este processo leva entre quatro e seis meses, após os quais a qualidade da micorriza é controlada pela INRA.

Apenas os plantios com lotes de bom desenvolvimento vegetativo e perfeitamente micorrizado obtêm o direito a ser comercializado. Cada plantio recebe então um número único, que garante ao cultivador a sua qualidade e a sua autenticidade.

Se o princípio de produção parece simples, a realidade é bem diferente. O sucesso passa por controlos de qualidade extremamente estritos e um trabalho de selecção permanente. A qualidade das estufas, a experiência de cada um para a realização das tarefas as mais complexas assim como as mais simples são tantos factores chave para o sucesso desta cultura. Não se esqueça que é necessário perder de vista que cultiva-se um fungo que vive no solo, e portanto que não se vê!

 
Pépinières PLANFOR
RD 651
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854