Tratar as ervas-daninhas mecanicamente

À mão, com utensílios ou com uma máquina, esta tarefa dá um resultado instantâneo e sem productos químicos!

À mão

O tratamento mais rápido e o mais simples é, ainda assim, o que é feito à mão, simplesmente. Quando a terra ainda está fofa, isto é, húmida e sem estar compacta, este trabalho faz-se muito facilmente. Levante a planta, apanhando-a o mais por baixo possível, e puxe para a arrancar. Sacuda vigorosamente a planta para fazer cair a terra das raízes. Senão vai deitar fora terra boa junto com as ervas-daninhas.

Se a planta resiste, utilize um utensílio: pode acontecer que uma parte da planta fique na terra e volte a crescer. Os rebentos das plantas mal arrancadas são mais difíceis de retirar que os outros! Se o tempo estiver seco e o solo estiver compacto passe directamente aos utensílios ou ao tratamento mecanizado.

Tratar as ervas-daninhas mecanicamente

Retirar a erva-daninha com uma faca, método eficaz para as rosetas.

Com utensílios

Quando as plantas ainda são jovens, uma passagem com a enxada chega para levantar as pequenas plantas e para quebrar as raízes principais. Nem é preciso fazer força no utensílio: levantam-se 2 cm de terra, mantendo a lâmina paralela ao solo. Com o tempo bom, as plantas desenraízadas desta maneira, vão secar em menos de uma hora. Com tempo de chuva, apenas uma parte vai secar e vai ser necessário recomeçar pois podem voltar a criar raízes.

Quando as ervas-daninhas estão bem instaladas na terra, a enxada já não é suficiente. Utilize uma faca para ervas-daninhas, cuja lâmina espessa vai conseguir levantar a planta. A faca dos espargos ou uma forquilha encurvada também podem ser utilizados. Experimente vários utensílios e escolha o mais confortável, segundo o seu tipo de terra e a sua morfologia.

Com uma máquina

Numa superfície grande, o tratamento manual não é possível. Deve empregar outras soluções, como a cobertura com palha ou tecido, o herbicida químico ou o tratamento motorizado. Este efectua-se com uma motoenxada ou com um sachador a motor. O aparelho é potente mas apenas pode ser utilizado em superfícies completamente vazias, como na horta ou em zonas que não estão plantadas, como por exemplo o sítio destinado a plantar uma sebe. É um equipamento que se pode alugar, se apenas precisar dele pontualmente.

Desmatagar, o mais difícil

Que fazer com um terreno invadido por matagal? Em primeiro lugar, não se deve desencorajar, pois tudo se fará mais rápido do que pensa! Comece por passar a foice a motor para cortar as silvas e os pequenos arbustos. (Este trabalho também se pode fazer com utensílios manuais, para os mais corajosos). De seguida, arranque os pés e as raíses dos arbustos, um a um, ou levantando-os com uma ferramente, ou puxando com um guincho manual. Este utensílio, que também se pode encontrar nas lojas de aluguer, pode arrancar pequenas árvores, sem muito esforço desde que se tenha um ponto de segurança sólido. Não existe outro método para se poder limpar um terreno baldio: os produtos químicos apenas matariam o mato, mas seria sempre necessário limpar manualmente.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
RD 651
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854