A sementeira falsa para retirar as ervas mais facilmente

Este método poupar-lhe-á muitas horas preciosas, passadas a retirar as ervas, especialmente na horta ou nas zonas que utiliza para plantações!

As plantinhas das ervas daninhas aparecem em poucos dias. Aqui temos o morrião, nosso vizinho nas hortas

As plantinhas das ervas daninhas aparecem em poucos dias. Aqui temos o morrião, nosso vizinho nas hortas.

Sementes escondidas

Mesmo que a terra pareça limpa, há nela, muitas sementes de ervas daninhas, ou simplesmente, plantas selvagens que se adaptaram à terra e ao local. Na maior parte dos casos foi o vento que as trouxe. Quando a terra esta desprotegida de plantas, estas são as primeiras a crescer. Claro! Esperaram tanto tempo! Quando se deixa a terra a nu, especialmente enquanto não planta qualquer coisa ou não semeia, o solo vai rapidamente cobrir-se de plantas selvagens que nascem mais rápido do que as cultivadas. Estas funcionam como plantas pioneiras e a velocidade de crescimento é importante para elas antes que sejam substituídas por outras.

Prepare o solo como para uma sementeira 'verdadeira'.

Prepare o solo como para uma sementeira "verdadeira".

Jardine de forma esperta

Aproveita esta faculdade que as ervas daninhas têm de crescerem rápido e faça um pouco de trabalho de preparação com alguma antecedência. Prepare a terra e deixe-a sem nada, bem solta, como se fosse plantar ou semear; passe o ancinho para partir os torrões, regue… mas sem plantar nem semear nada! Alguns dias depois (por vezes, cerca de 3 dias ou pode ir até quinze dias no inverno), as plantinhas indesejáveis começam a aparecer. Basta, então, dar cabo delas: com o tempo seco, passe a pequena enxada. Em pouco minutos poderá ver-se livre de centenas de pequenas ervas daninhas. Se tiver ainda algum tempo antes da sementeira ou da plantação pode deixar algum tempo para que uma nova geração de ervas daninhas cresça e poderá passar novamente a enxada.

A falsa sementeira também funciona bem nas hortas mais pequenas.

A falsa sementeira também funciona bem nas hortas mais pequenas.

Menos de ervas daninhas

Este método limita a quantidade de sementes de ervas daninhas contidas no solo. É um excelente meio para reduzir a passagem de herbicida, pois ao utilizar este método verá menos ervas daninhas. Este método é muito útil antes da instalação de relva ou mesmo antes do início da horta, mesmo nas pequenas parcelas e nas hortas quadradas. Mas não vai evitar a chegada de novas sementes trazidas com o vento, por exemplo. Assim, utilize também outros métodos para limitar as ervas daninhas como a cobertura de palha, a plantação de plantas cobertura de solo, etc.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101