Que fazer em caso de geadas fortes ?

O termómetro fica, de repente, com temperaturas polares e o jardim fica surpreendido. Ajude-o a passar este momento difícil para que possa recuperar melhor.

Que fazer em caso de geadas fortes ?

Frio ou muito frio?

As geadas fracas, até -5°C, apenas estragam as plantas mais fracas e a maior parte dos vegetais não sofre. Mas quando as temperaturas descem abaixo de -10°C, o que acontece frequentemente, e mesmo abaixo de -15°C nas regiões mais frias, os estragos podem ser grandes. Há 2 razões para isso. Em primeiro lugar, quando se fala de temperaturas muito baixas, falamos de geadas que ficam algum tempo, por vezes durante alguns dias. Pois, quanto mais tempo dura o gelo, mais as plantas sofrem. Depois disto, o gelo intenso congela o solo em profundidade, atingindo as raízes que são muito mais frágeis que os ramos, seja qual for o tipo de planta.

Que fazer em caso de geadas fortes ?
Arbustos de floração invernal e que não têm medo do frio.

As plantas mais sensíveis

Os arbustos de folhas sempre verdes são os mais frágeis pois o vento frio é muito seco e seca as folhas que não se podem humidificar pois o solo estar congelado. As camélias, o bambu sagrado (Nandina), a roseira de Banks ou o jasmim-falso (Trachelospermum) são alguns exemplos. Deste modo, são estas plantas que se devem proteger prioritariamente, bastando envolvê-las com uma tela de invernagem. O que interessa não é protege-las do frio mas sim do vento e mantê-las numa atmosfera sem ocorrentes de ar.

Que fazer em caso de geadas fortes ?
Paradoxalement, la neige protège du froid !

Duplique as protecções

Á volta das árvores já protegidas, reforce a protecção, envolvendo as plantas com uma camada suplementar que poderá retirar depois duma época de frio intenso (deixando a protecção inicial). Se não tiver tela de invernagem suplementar coloque uma camada de folhas mortas que protegerão as raízes. Mesmo um lençol velho ou um pedaço de alcatifa servirá pois é uma situação provisória. Também poderá utilizar a neve que é um excelente isolante. Pode aumentar de alguns centímetros, a espessura da camada junto das raízes mais frágeis.

Que fazer em caso de geadas fortes ?
Proteja as raízes da melhor maneira possível!

Pense nos vasos!

As plantas em vasos são muito mais vulneráveis que as plantas que estão na terra. As raízes das plantas dos vasos estão muito expostas ao frio. Esta é a sua fraqueza. Muitas plantas podem sofrer depois duma época de geada um pouco longa e se as suas raízes ficarem geladas durante muito tempo e d e forma demasiado intensa. No caso de um episódio frio, não deixe de proteger os vasos com uma camada isoladora (plástico de bolhas, por exemplo), para que as raízes não passem muito frio. Poderá, também, colocar os vasos perto da parede pois aí fará menos frio.

Que fazer em caso de geadas fortes ?
Uma planta gelada nunca precisa de água.

A rega é proibida

Durante um episódio de gelo prolongado, a folhagem das plantas persistentes (que guardam a folhagem durante o Inverno) murcha. Este fenómeno é normal pois os tecidos secam para se protegerem do frio. Não as regue. Além da planta não poder absorver essa água, o sistema radicular ficará envolvida num conjunto de gelo e vai condená-la à morte certa!

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
RD 651
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854