Porquê um jardim vivo?

O jardim ecológico não é uma questão de moda, é uma outra filosofia que, nos permite aproveitar de imediato (o seu jardim) um ambiente mais saudável. Mas não é só isto: um jardim ecológico exige menos manutenção e será mais natural. Puro prazer!

Porquê um jardim vivo?

Um equilíbrio natural

A ideia de ter um jardim ecológico, é tornar o jardim tão autónomo quanto possível. É uma questão de paciência, pois a pouco e pouco, vai compreendendo melhor como funciona o seu jardim. Para isto não é necessário que tenha um jardim grande: seja qual for o tamanho de jardim de que possa dispor e pode jardinar de maneira mais ecológica mesmo numa varanda ou num terraço! A chave do êxito consiste em procurar um equilíbrio natural, intervindo o menos possível. Deste modo, as pragas e as doenças são limitadas de uma forma natural, sem no entanto, desaparecerem. Com a jardinagem ecológica, deve aceitar que os frutos colhidos não são perfeitos e que as plantas não são impecáveis. Por outro lado, beneficiará de um ambiente saudável e que vos oferece imensas coisas a descobrir!

Porquê um jardim vivo?

Um jardim onde estamos bem

Imagine um jardim onde se sente bem, no meio de outros seres vivos que vivem a sua vida em paz: é isto, que hoje em dia podemos encontrar num jardim ecológico! Ao aceitar – e mesmo ao procurar - a presença da vida selvagem autónoma, à nossa volta, terá também o seu lugar ao lado deles e na verdade, são pouco os que nos desejam algum mal. Como é que é possível não se sentir bem nestas condições?

Porquê um jardim vivo?

Um jardim que respeita o planeta

O jardim ecológico, em que a vida também tem direitos, oferece um refúgio inestimável a inúmeros animais e plantas que, apesar de não serem raros, têm visto os efectivos baixar nos últimos anos. Não é necessário ter um jardim gigantesco para ajudar a biodiversidade normal a estabilizar: um vaso chega! Ao ter em sua casa plantas e pequenos animais existentes à sua volta, está a ajudar a manter o que, geralmente, se chama “corredor”, que permite a mistura genética de uma certa espécie (as borboletas cujas lagartas se alimentam do trevo, por exemplo). Melhor ainda, está a ajudar a manter a cadeia frágil que une todos os seres vivos.

Um jardim mais saudável

Quando não se usam produtos químicos para se conseguir o que queremos, o ambiente é naturalmente mais saudável. Mas cuidado: jardinar de maneira ecológica não quer dizer que trocamos os produtos perigosos por produtos “verdes”. Estaríamos apenas a mudar de produto e mesmo sendo natural, o produto pode ser perigoso, tanto para o utilizador como para o ambiente. A jardinagem ecológica consiste em não ver problemas em todo o lado e tolerar um certo número de diferenças em relação ao jardim tradicional, em que todas as coisas estão controladas. É por esta razão que um jardim ecológico exige paciência. É mais complicado termos um certo resultado esperado quando brincamos com as forças da natureza que lutando contra o que não nos convém. Mas digam, o planeta é tão bonito para que não tentemos?

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101