Poda das árvores

Retenha que para podar uma árvore é prudente seguir estes conselhos:

- Pode só os ramos muito jovens aqueles que cicatrizam bem em 2 ou 3 anos,

- Respeite o equilíbrio da forma da árvore,

- Pode no bom momento no início da primavera (março abril) para uma melhor cicatrização (o que não é o caso no inverno).

A poda de formação que foi começada pelo viveirista deve ser às vezes prolongada durante um período curto de 2 ou 5 anos. Não tome conta do modo de floração.
Conforme o porte natural da árvore conserve sempre o eixo central (a flecha principal) que deve guardar a predominância nos outros ramos. Pode os rebentos fracos da base até rente ao tronco até atingir a altura do tronco sem ramos desejado (altura da coroa). Pode de maneira a assegurar uma disposição dos principais ramos (carpinteiros) em espiral em redor do tronco. Corte aqueles que são demasiado próximos um dos outros (paralelos).

Se tiver um jovem plantio, ou uma semeadura, vai deixar desenvolver-se o talo principal e os ramos laterais durante dois ou três anos. Os ramos laterais vão servir a tirar a seiva e vão contribuir ao vigor da árvore, e nomeadamente ao engrossamento do seu tronco. Certas espécies desenvolvem-se no entanto em tufo (aveleira, louro, árvore de Judas, lilás de verão…). O primeiro ano, selecione o talo o mais forte, e suprime todos os outros rebentos. Estaque e deixe crescer o seu plantio durante dois a três anos.
Comece então a poda de formação descrita acima, tomando cuidado de não retirar demasiado vegetação para não enfraquecer a sua futura árvore.

Os anos seguintes, efectue uma poda de manutenção regular:

- Suprime a madeira morta ou doente,

- Suprime os ramos que crescem para o interior,

- Corte os crescimentos verticais para deixar a predominância ao eixo central.

- Retire, se for preciso, as rejeições de cepa na base do tronco.

É importante manter um certo equilíbrio no desenvolvimento dos ramos da coroa para não alterar a formação da cabeça da árvore.

Cuidado uma má poda é frequentemente mais nefasta para as árvores que a ausência de manutenção. Altere o seu ponto de vista regularmente antes e durante a poda, para ver a sua árvore na sua globalidade.

M. Denis RETOURNARD
Pépinières PLANFOR
RD 651
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854