Poda das árvores para sombra

Retenha que para podar uma árvore para sombra é prudente seguir estes conselhos:

- Pode só os ramos muito jovens que cicatrizam bem em 2 ou 3 anos,
- Respeite o equilíbrio da forma da árvore,
- Pode ao bom momento no início da primavera para uma melhor cicatrização, que não é o caso no inverno.

A poda de formação que foi começada pelo viveirista deve às vezes ser prolongada num período curto de 2 ou 5 anos segundo a altura do guarda-sol desejada. Não tome conta do modo de floração.
Pode os prolongamentos dos ramos, os ramos aproximados do centro e o eixo central, já não for feito, para favorecer o desenvolvimento dos ramos externos e assim formar um guarda-sol. Suprime cerca de um terço do comprimento dos ramos para favorecer o desenvolvimento de numerosas partidas que vão assim "abrir o guarda-sol".

Poda das árvores para sombra

Poda de manutenção
Os anos seguintes continue a dar a prioridade aos ramos laterais suprimindo os ramos que procuram a partir para o céu. Suprime logo que possível as grandes partidas respeitando a forma geral da árvore. Pode de maneira mais ou menos severa os ramos laterais segundo o espaço que lhes é atribuído. Quando o espaço disponível é muito limitado, vai poder cortar a totalidade dos crescimentos do ano.
Se a vegetação da árvore for lânguida conserve 1 ou 2 tirar de seiva (ramo em altura) para relançar o vigor. Mantenha o desenvolvimento proporcional dos ramos laterais, ou mesmo dos ramos recaídos para a regularidade da forma. Corte a vegetação supérflua ou mal colocada que desequilibra a árvore. Corte os ramos demasiados baixos ou incómodos para deixar um lugar para a cadeira de repouso...

Cuidado: uma má poda é muitas vezes mais nefasta para as árvores que a ausência de manutenção, evite retirar mais de 15% do cimo cada ano.

M. Denis RETOURNARD
Pépinières PLANFOR
RD 651
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854