As plantas proibidas

Existem plantas que não podem ser plantadas no seu jardim mesmo se não for cannabis! Será melhor saber quais são para que não infrinja a lei sem querer.

As plantas proibidas

Em certas regiões a destruição da ambrósia é obrigatória.

As plantas perigosas

Algumas espécies podem causar problemas para a saúde pública. A ambrósia (Ambrosia artemisiifolia) com o seu pólen, provoca alergias e por isso tornou-se indesejável por onde se multiplica. Como não é decorativa, não é plantada nos jardins. Mas semeia-se facilmente nos locais que não são cuidados. Ora, há inúmera legislação que torna o seu controlo obrigatório, isto é, é proibido deixá-la florescer e semear. Aprenda a reconhecê-la e corte-a antes que comece a dar flor, a partir do fim de Julho.

Mesmo sendo proibido cultivá-la a Heracleum mantegazzianum pode causar algumas preocupações médicas. O seu caule é urticante: provoca bolhas e queimaduras sobre a pele após o contacto, especialmente com tempo ensolarado. Será aconselhável e sábio manter esta planta afastada dos locais de passagem pois poderá ser responsabilizado pelas feridas que causar.

As plantas proibidas

A prímula é proibida de propagação pela lei.

As plantas que se escapam

Outras plantas têm a lamentável mania de se voltarem a semear na natureza. Poderão causar desordem em certas condições, ao substituir o resto da vegetação. Desta forma, é proibido transportar e propagar a prímula (Ludwigia peploides et L. grandiflora). Esta planta aquática multiplicou-se tanto em certos sítios que modificou completamente o curso de alguns rios. O jacinto aquático (Eichhornia crassipes) é proibido pela mesma razão em algumas regiões de Espanha.

Inúmeras plantas são desaconselhadas localmente por apresentarem um grande risco de invasão biológica. Em caso de dúvida, dirija-se à administração dos parques naturais da sua região ou a uma associação de protecção da natureza para que lhe indiquem quais as plantas que deve evitar de plantar.

Os vectores das doenças

Os vegetais sensíveis podem veicular doenças que poderão ser transmitidas a outros. É por esta razão que durante bastante tempo foi proibido plantar sorveiras e espinheiros-alvar, que ajudavam na propagação do fogo bacteriano, uma doença que está em regressão. Agora já é autorizada a plantação destas árvores no jardim. Diria mesmo que é recomendado pois é bom para os pássaros e para si também, graças ao espectáculo que oferece tanto com a floração como com os frutos!

As plantas proibidas

Apesar da sua reputação, o absinto é completamente legal!

As restrições estéticas

Segundo a região, pode ser proibido, do ponto de vista paisagístico, plantar certos vegetais numa sebe. Informe-se junto da junta de freguesia, especialmente se pensa plantar uma sebe relativamente grande.
+ Ver: regras da co-propriedade

Sulfurosas mas não proibidas!

Pensamos, por vezes, que é proibido cultivar certas plantas no jardim. Em vez disso, a papoila do ópio (Papaver somniferum), o absinto (Artemisia absinthum), as plantas muito tóxicas (como por exemplo a beladona, a mandrágora ou a dedaleira, por exemplo), são perfeitamente legais. Diferentes do cannabis que é proibido seja qual for a forma em se apresente, estas plantas podem encontrar um lugar em todos os jardins. Cuidado apenas em não as colocar ao alcance das crianças e dos animais domésticos que se poderiam envenenar com elas!

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101